Image
26 abril, 2017
Comentários

Trabalhando com META

Você Já deve estar cansado de ouvir as pessoas (amigos, parentes, empresários e principalmente consultores) dizendo que para se alcançar determinado alvo você precisa ter metas.
Sim. Isso é óbvio. Ninguém alcança nada se não existir uma meta a ser atingida. Se você está pensando: “Mas eu comprei o carro que eu queria e não precisei ter que trabalhar uma META para isso.” Engano seu. Mesmo que de maneira inconsciente você tinha a META de comprar um carro novo.
Nas empresas também funciona assim. Sua empresa pode crescer e você não estar trabalhando com metas, mas este crescimento pode ser referente a um fator externo e não um processo medido através de indicadores de desempenho.
Alguns de nossos clientes, quando questionados sobre metas no início de nossos trabalhos, traçam propostas a serem alcançadas, mas esquecem que existe um planejamento por trás que tem por objetivo dar sustentabilidade e a devida mensuração, não perdendo o foco em qualidade.
Toda META deve respeitar um modelo de definição “SMART”.

S -   Specific             (Específica)
M -   Measurable     (Mensurável)
A –   Attainable                 (Alcançável)
R –   Relevant           (Relevante)
T –   Time Based     (Temporal)

O primeiro item para a construção de uma boa META, é que ela deve ser ESPECÍFICA. Fuja de pensamentos como “VENDER MAIS” ou “GASTAR MENOS”. Seja Específico: “Vamos aumentar em 20% a venda de determinado produto. E isso será feito da seguinte forma...”

O segundo item, mas não menos importante, é que sua META deve ser MENSURÁVEL.
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” já dizia Peter Drucker. Portanto, sua META deve poder ser gerenciada, ou seja, medida e acompanhada.
O terceiro item é que sua META deve ser ALCANÇÁVEL. De nada adianta colocarmos uma META de aumentar as vendas em 1.000%, se sabemos que a capacidade produtiva não comporta estas vendas. Portanto, deve ser uma META que seja possível de ser atingida.
O quarto item tem a ver com o quão RELEVANTE sua META é para você empresário e para seus colaboradores. Ninguém procura atingir uma META se esta não é importante para si ou para a empresa. Dessa forma, atingir a META deve trazer um impacto importante nos negócios e todos (empresário e colaboradores) devem entender isso.
O último item é que sua META deve ser TEMPORAL, ou seja, ela deve possuir um prazo determinado para que seja atingida ou realizada. De nada adianta implantarmos uma META e não colocarmos um prazo para que seja atingida.

Se sua empresa não trabalha com META, reveja a visão estratégica do negócio, pois trata-se de um processo de extrema importância para a sobrevivência e o sucesso das organizações.

Comentários