14 janeiro, 2016
Comentários

Trabalho e Renda: mais de 2.400 vagas de empregos em 2015 em Resende

SINE Resende mantém média diária de 120 atendimentos em tempo integral

            A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda divulgou o balanço das ações no posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do Governo do Estado que é gerenciado em parceria com o Município. Os dados demonstram que o posto manteve a média diária de 120 atendimentos e registrou o total de 4.733 cadastros efetuados, ao longo dos últimos 12 meses.
Neste período foram criadas 2.403 vagas de emprego, com índice de 80% de preenchimento a partir dos cadastros no Balcão de Emprego.
Nos primeiros sete dias úteis de 2016 constam 17 vagas em aberto, oportunidades de emprego, anunciadas por empresas parceiras do SINE Resende. O setor de serviços segue como principal contratante, seguido do comércio e depois a indústria. O perfil dos candidatos que buscam auxílio no SINE é formado, em sua maioria, pelos trabalhadores em situação de desemprego. Em seguida, surgem as pessoas em busca do primeiro emprego, tendo, posteriormente, o atendimento aos moradores de cidades vizinhas em busca de chance de emprego em Resende.
- O SINE alcançou bom desempenho no trabalho de orientação e indicação de mão de obra para o mercado de trabalho. Tivemos, em 2014, a captação de pouco mais de 4 mil vagas e realizamos 974 convocações de candidatos para entrevistas. No ano passado, devido à crise econômica e a retração das empresas, tivemos 2.403 vagas captadas e o total de 1.187 pessoas convocadas para entrevistas. Fechamos 2015, com o total de 4.733 cadastros efetuados -, informa o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.
A Intermediação Mão de Obra (IMO) é um dos trabalhos desenvolvidos pelo SINE Resende na abordagem entre empregadores e trabalhadores. Diariamente, a unidade recebe solicitações de empresas recrutando novos funcionários. Através da IMO, o SINE disponibiliza candidatos habilitados no perfil indicado pelo empregador para o processo de seleção. Para integrar este cadastro e ser indicado para entrevista o cidadão deve apresentar os seguintes documentos originais: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, cartão cidadão ou PIS. É possível, ainda, levar currículo impresso e deixar na unidade, pois o setor de Convocação também mantém currículos e informações dos trabalhadores para análise. Quando ocorre uma requisição de emprego com o perfil do candidato, ele é informado via telefone ou e-mail para comparecer ao processo de seleção, realizado pelo departamento de recursos humanos da empresa anunciante da vaga.
O setor de Captação é o responsável no SINE por fazer o contato com empregadores para a abertura e fechamento de vagas, controle de colocações, marcação de entrevista. Ele distribui informações para os meios de comunicações sobre as vagas de oportunidades, além de realizar a manutenção do sistema Mais Empregos. Preenchendo uma ficha com dados pessoais e profissionais, o candidato é indicado aos processos de seleção condizentes com o seu perfil profissional.
O SINE Resende funciona no interior da Secretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, bairro Comercial. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30m. Informações pelos telefones (24) 3381-0441 e 3381-0499.

Comentários