14 dezembro, 2018
Comentários

Trator agrícola adquirido pelo município de Porto Real está em plena atividade

O novo trator agrícola, adquirido pela Prefeitura Municipal, para o município, está em pleno vapor. O equipamento, que reforçará o parque de máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, será usado para arar, gradear e plantar na terra e iniciou as atividades há mais de dois meses. Para a aquisição do equipamento, a Prefeitura investiu R$ 120 mil. O trator de modelo Budny BDY 8540 85 CV, para atuar no campo, auxiliou nas ações em mais de 40 propriedades no município, nesse ano de 2018. Ao todo são 48 produtores municipais cadastrados na pasta. Além das atividades desenvolvidas pelos tratores, implementos como doações de sementes de feijão e milho, de hortaliças em geral e ainda a vacinação contra Febre Aftosa e Raiva, destinada a bovinos e equinos da cidade, são realizadas pelo Departamento de Agricultura e Casa do Produtor, da Secretaria.

De acordo com o prefeito Ailton Marques, a proposta do município é dar condições ao homem do campo para que este permaneça na zona rural, pois Porto Real tem a agricultura como uma das principais fontes de renda e de geração de emprego. “Este trator adquirido com recursos municipais, irá auxiliar os trabalhos no campo. O município precisa fortalecer essa matriz econômica que é, e também o produtor da cidade”, afirmou. Desde o início do mandato, o prefeito vem buscando uma série de investimentos, cursos, capacitação e equipamentos para aumentar ainda mais a produção agrícola no município.

De acordo com o produtor rural, Gilson Tavernari, do Sítio Landini, instalado no município há três anos, o auxílio do maquinário da Prefeitura é que o permite plantar e comercializar, localmente, seus produtos e tirar sua renda mensal. “Além de alface, tomate e cebolinha, planto também cana-de- açúcar, pois tenho um alambique em minha propriedade, que mede em torno de 2,5 alqueires”, conta.

Segundo a secretária da pasta, Vanessa Miranda, a nova máquina irá beneficiar pequenos produtores. “Pensando na valorização do homem do campo e facilitar a produção dos produtores desse nicho no município, a Prefeitura vem buscando a aquisição de equipamentos agrícolas. Este novo trator será utilizado para serviços como aração, gradeamento e plantio em terra, o que leva em torno de uma semana ou mais para serem realizados. Investir na agricultura familiar é fortalecer a economia do município, gerando mais empregos, renda e uma melhor qualidade de vida para os moradores da zona rural”, complementa Vanessa.



Cursos de capacitação e qualificação

Desde o início dessa gestão, foi oferecido aos produtores rurais, cursos como: Manejo e conservação do solo- Práticas Mecânicas de controle e erosão; Tratorista Agrícola; Operação e Manutenção de Roçadeira Costal; Reflorestamento-Controle de Formigas; e Negócio Certo Rural.

Comentários