16 março, 2014
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Turismo amplia horizontes para moradores de Itatiaia

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Engana-se quem pensa que o bom momento vivido por Itatiaia resume-se às novas frentes de trabalho abertas no setor industrial. Que o diga o jovem Guilherme Augusto Pires de Oliveira (19) que há um ano decidiu fazer do turismo sua carreira profissional. A história do rapaz começou quando ele resolveu assistir a alguns seminários oferecidos pela Secretaria Municipal de Turismo por meio do Sebrae/RJ. “Eu estava buscando qualificação e quando fiz os seminários decidi que o turismo poderia ser uma coisa legal”, justifica o morador do Campo Alegre. Os seminários foram primordiais para que Guilherme conquistasse seu primeiro emprego em um hotel de Resende. “O gerente do hotel gostou de eu ter essa qualificação, que é uma coisa diferenciada”, explica. Mas Guilherme queria alçar voos mais altos e acabou conquistando no final do ano passado uma vaga na faculdade de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e como o curso de graduação é semipresencial, ministrado no polo de Resende do Cederj, o universitário preferiu trocar o emprego por um estágio remunerado, para que pudesse ter mais tempo para os estudos. “Eu tive informações de que a prefeitura teria vaga de estágio disponível nessa área, depois de algum tempo consegui”, explica o jovem que desde fevereiro deste ano estagia na Secretaria Municipal de Turismo graças a um convênio entre a prefeitura e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE-RJ).

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Guilherme tem razão de estar otimista, afinal os números do turismo em Itatiaia impressionam. O município conta hoje com quase 150 hotéis ou pousadas que somados oferecem um total de duas mil unidades habitacionais (quartos ou chalés, por exemplo) responsáveis por abrigar 6,5 mil leitos, distribuídos basicamente em três destinos: Centro e Parque Nacional; Penedo; Maringá/Maromba onde também estão divididos os 75 restaurantes do município. Um verdadeiro celeiro de oportunidades que inspira outros visionários, entre eles o mineiro Gilberto Dirceu Barra, morador há 10 anos de Penedo e que há 4 anos percebeu que a profissão dele de mestre de obras poderia melhorar se fosse direcionada para o setor de prestação de serviços, setor esse necessário para dar suporte aos hotéis, pousadas e restaurantes do município. Gilberto decidiu então abrir uma empresa de construção e locação de ferramentas, localizada no Bairro Formigueiro, em Penedo. “Para alugar ferramentas, a gente tinha que ir a Resende, então eu resolvi abrir a loja e deu certo”, revela o empresário acrescentando que possui quatro funcionárias na loja de ferramentas e mais aproximadamente 30 empregados na parte de construção da empresa. 
As belezas naturais são de longe o carro-chefe para o crescimento turístico do município, mas existem diversas outras cidades serranas de olho nos turistas. Por este motivo, os sonhos de Guilherme e o empreendedorismo de Gilberto precisam que os visitantes continuem escolhendo os atrativos de Itatiaia. Por isso é necessário atrair novos frequentadores, é o que explica a secretária de turismo de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveira, ao elencar uma série de ações estratégicas que muitas vezes passam despercebidas pela população, mas que ajudam, e muito a alavancar o setor turístico da cidade. Uma delas é o trabalho de divulgação e marketing permanente do município nos grandes centros urbanos, como o Rio e São Paulo, de onde se origina boa parcela dos turistas que visitam o município. No rol do marketing de turismo itatiaiense figura outra frente de ação pontuada por Roberta, trata-se neste caso dos eventos realizados ou apoiados pela prefeitura que têm como objetivo sedimentar o turismo na alta temporada e estimular a visitação durante a baixa temporada. Um exemplo é o Festival Internacional de Motociclistas que acontece no início de agosto. “Lota a cidade inteira, Penedo, região de Visconde de Mauá, inclusive os hotéis de Resende e até de Quatis”, comemora a secretária. Mas qualificar é preciso porque no mundo do turismo o amadorismo perde espaço a cada dia e por essa razão a realização de seminários relacionados ao setor turístico é outra aposta da Secretaria. “É uma possibilidade para o funcionário do setor turístico, pra ele melhorar o seu currículo e almejar uma promoção ou uma oportunidade em outra empresa, pra ele melhorar de vida e para o desempregado também, porque o curso é gratuito”, justifica Roberta ao anunciar a realização de novos seminários que acontecerão entre o final de março e o início de abril.

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