UPA BM recebe avaliação positiva em pesquisa de satisfação
Pacientes falam sobre a satisfação no atendimento dos diversos serviços prestados pela unidade; em outubro, UPA realizou 10.132 mil atendimentos
Com intuito de melhorar o serviço na área da saúde pública em Barra Mansa, a prefeitura realizou na última semana do mês de outubro, um levantamento do grau de satisfação nos atendimentos que são efetuados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Foram levados em consideração o tempo de espera, a limpeza do local e os serviços médicos prestados.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da unidade, Viviane Gavião, diariamente a UPA atende cerca de 400 pessoas, nos mais diversos tipos de serviços médicos e de enfermaria. Durante todo o mês de outubro foram contabilizados 10.132 atendimentos. Para ela, o maior desafio é o de conscientizar as pessoas que o estabelecimento é uma unidade de atendimento de urgência e emergência. “A gente recebe uma grande demanda de atendimento ambulatorial, porém a prioridade dos serviços é voltada para o atendimento de emergência. Daí, temos que ter muito jogo de cintura para explicar sobre as prioridades aos pacientes e seus familiares”, contou Viviane.
Há um mês morando em Barra Mansa, a angrense Juliana Gonçalves, contou que pela segunda vez utiliza os serviços oferecidos pela unidade. A jovem que é mãe de uma menina de quatro anos, disse que as duas vezes que foi em busca de atendimento para a filha, o motivo foi o mesmo; crise alérgica por conta do clima seco no município. “Nós morávamos em uma cidade em que tinha um clima úmido e está sendo muito difícil para ela essa adaptação”, explicou.
Em relação ao atendimento, Juliana garantiu ser muito grata pela rapidez e qualidade dos serviços prestados. “Eu só tenho a agradecer pelos serviços, desde a recepção ao atendimento fomos muito bem tratadas. Os funcionários são atenciosos e mostram boa vontade de trabalhar, diferente de muitos hospitais públicos”, expôs a mãe.
Ednardo Rossi deu entrada na UPA com um quadro febril e contou que teve que aguardar uns minutos pelo atendimento. “Temos ótimos profissionais a disposição, são pessoas comprometidas e qualificadas. Esperar é algo que ninguém gosta, mas devemos entender que há uma classificação de riscos que determina quem deve ter prioridade, de acordo com a situação de saúde que a pessoa se encontra”, comentou.
Daniele Aparecida, moradora do bairro Nove de Abril, procurou atendimento na UPA para o filho de sete anos, que apresentava fortes dores de garganta. “Eu tenho dois filhos pequenos e na idade deles é normal se adoecerem. Desde quando eles nasceram faço uso do Posto de Saúde da Família (PSF) e da UPA. Sempre tive bons atendimentos”, analisou.
DEZ ANOS - Neste ano, a UPA de Barra Mansa completou dez anos. Inaugurada em 2008, a unidade enfrentou sérios problemas até que no segundo semestre de 2016 teve suas atividades paralisadas.
Em março de 2017, o prefeito Rodrigo Drable conseguiu recursos junto ao Ministério da Saúde e conseguiu reativar o atendimento. Atualmente a unidade oferece atendimento 24 horas por dia na área de clínica médica, pediatria, odontologia, enfermagem e assistência social (previamente agendado).
Comentários