Image
27 abril, 2018
Comentários

UPA de BM pode ter profissionais capacitados em Libras para atendimento ao público

Indicação aprovada pela câmara solicita a capacitação de profissionais da unidade de saúde para atendimento do público surdo

A Câmara de Barra Mansa aprovou na sessão dessa quinta-feira a indicação do vereador Gustavo de Almeida Gomes que sugere a capacitação de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento – UPA- do município em Libras. A solicitação tem como objetivo promover a inclusão da população surda no momento do atendimento na UPA, principalmente, em relação à comunicação entre pacientes e profissionais de saúde.

O vereador Gustavo Gomes, autor da indicação, declarou que o poder público tem que cumprir seu papel na inclusão dos surdos em nossa cidade. O vereador lembrou que este ano completam 16 anos da lei federal que reconhece a Libras como primeira língua dos surdos e que, em Barra Mansa, há 36 anos que o Colégio Marcelo Drable atua no processo de inclusão dos surdos.

- O prefeito já se prontificou a atender essa demanda que não é minha, é dos surdos da cidade. E essa indicação teve origem justamente no Colégio Marcelo Drable, onde estive para apresentar o projeto Câmara Jovem, explicar o funcionamento da câmara e convidar os alunos a participarem das atividades desta. Os alunos surdos também relataram toda a dificuldade de comunicação que enfrentam diariamente, inclusive, em relação ao atendimento médico. O principal questionamento dos alunos é quanto à dificuldade em transmitirem os sintomas que estão sentindo para os profissionais de saúde. Esperamos que essa iniciativa seja um primeiro passo para a inclusão dos surdos em todos os setores em nosso município – afirmou Gustavo Gomes

Durante a sessão, que teve presença maciça de surdos e intérpretes de Libras, o presidente da câmara, vereador Marcelo Borges da Silva informou que a recepcionista Cristiane já atende os cidadãos surdos que precisam de informação na casa legislativa. O presidente ressaltou que, em breve, quando a recepcionista concluir seus estudos em Libras, ela também passará atender os surdos presentes à sessão da câmara. O vereador Marcell Castro ingressou com um projeto de lei, que regulamenta o atendimento aos surdos na Câmara de Barra Mansa, que segue em tramitação.

Comentários