Urban Hacking será realizado pela primeira vez em Vassouras
Evento acontece dia 27 de julho na Praça Eufrásia Teixeira Leite e faz parte da programação paralela do Festival do Café
Vassouras é a primeira cidade da região do Sul Fluminense a receber o Urban Hacking, evento promovido pelo Sebrae/RJ como uma das ações do Projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pela instituição na região no ano passado. Esta ação faz parte da programação de eventos paralelos do Festival Vale do Café, que acontece na região de 20 a 29 de julho. O Urban Hacking em Vassouras será realizado no dia 27 de julho, na Praça Eufrásia Teixeira Leite propõe ocupar espaços públicos, promovendo uma interação da população e dos visitantes com os negócios em funcionamento no local, por meio de ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento. Em sua maioria, os espaços públicos são locais históricos transformados, seja para manter sua atividade original ou para adquirir um novo significado.
Na programação (listada abaixo) estão previstas atividades gratuitas nas áreas de música, artesanato, gastronomia, teatro, história e turismo, a partir das 9h até às 18h.
A analista do Sebrae/RJ, Leda Barreto, explica que o Urban Hacking é uma das ações previstas pelo projeto DTI do Sebrae, que tem o objetivo maior de articular as lideranças locais para a realização de atividades que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas locais.
A realização do Urban Hacking em Vassouras é o terceiro evento realizado pelo Sebrae/RJ no estado, e o primeiro da região. Já aconteceram eventos nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio.
Destinos Turísticos Inteligentes
O projeto Destinos Turísticos Inteligentes é realizado em diversas regiões do estado. É uma proposta do Sebrae para oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança e sustentabilidade. Dois aplicativos desenvolvidos pelo Sebrae, o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, e Embaixadores dos Parques Nacionais, também são aliados dos empresários na divulgação dos destinos.
Tem o objetivo de promover o desenvolvimento de inovações no turismo e a participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor, além de organizar um ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo. É desenvolvido em etapas com a realização de oficinas de capacitação e de gestão, além de eventos, a fim de capacitar os participantes para que possam oferecer estruturas turísticas diferenciadas e a melhor experiência do visitante antes, durante e depois da viagem.
Programação
9h às 10h
· Abertura
· Desk Turístico
· Exposição Cachaça e Café
· Exposição de Fotos Antigas de Vassouras
· Projeto Equoterapia da Universidade de Vassouras
10h às 12h
10h - Bonecões do Museu Casa da Hera
10h30 - Oficina de Turbantes – Andréia Alves da Silva
11h15 - Oficina de Peteca – Barro&arte
12h - Música na Praça – Violão – Anísio Assumpção
13h às 16h30
13h - Esquete Teatral "Uma Viagem no Tempo com o Barão de São Luiz e Epifânio
13h45 - Esquete Teatral "Decadência com Elegância" da Fazenda São Roque.
14h30 - Teaser do Espetáculo Musical "Brasil, Mostra tua Cara"
15h - Roda de Cordel – Jussara Pereira de Almeida
15h30 - Degustação Gastronômica
16h – Performance dos Poemas “Poeminha do Amor Maior e Vassouras Voadoras” com alunos de Teatro para Crianças
16h30 - Música na Praça - Caninha Verde
17h - Artesanato na Câmara
17h30 – Música na Praça - Camerata do PIM
Comentários