31 julho, 2018
Comentários

Vacinação Antirrábica começa pelas áreas rurais em BM

Em setembro, será iniciada a etapa urbana da campanha que imuniza cães e gatos da raiva



A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, inicia a partir desta quarta-feira, 1º de agosto, a campanha de vacinação antirrábica animal de cães e gatos. Durante o mês de agosto, a vacinação será ministrada nos distritos e áreas rurais, começando pelo distrito de Rialto e seguindo para Floriano, Amparo, Santa Rita de Cássia, Antônio Rocha, Ataulfo de Paiva, KM 4 e São Genaro. Em setembro, será iniciada a etapa urbana que terá sua programação divulgada em breve.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, explicou que durante esse primeiro período serão visitados todos os sítios, fazendas e domicílios das áreas rurais e distritos. “A raiva é uma doença viral, quase sempre letal, que é transmitida por sangue ou saliva de animais contaminados, normalmente através de mordida de cães e gatos. Por isso, é importante que os proprietários desses animais domésticos os protejam através da vacina”.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, com exceção das fêmeas prenhes ou que estejam amamentando. “A vacina é inteiramente gratuita e o material utilizado é de ótima qualidade fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde, aplicada por profissionais treinados”, completou, dizendo que a contenção do animal é de responsabilidade do dono.



Programação da vacinação nos distritos e áreas rurais:

01/08 a 03/08 – Rialto

06/08 a 10/08 – Floriano

13/08 a 17/08 – Amparo

20/08 a 22/08 – Santa Rita de Cássia

23/08 a 24/08 – Antônio Rocha e Ataulfo de Paiva

27/08 a 29/08 – KM 4 e São Genaro

Comentários