04 junho, 2018
Comentários

Vacinação contra a gripe é prorrogada em Angra

 A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada até o dia 15 de junho nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Angra dos Reis. A campanha visa imunizar 33.500 pessoas no município e, segundo dados da secretaria de Saúde, até a última semana, 25.500 pessoas haviam sido imunizadas contra o vírus.

            De acordo com o diretor de Saúde Coletiva da Prefeitura, Eliezer Barros, até o dia 15, de 8h30 às 17h, a vacina estará disponível para o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde: crianças maiores de 6 meses e menores que 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; população indígena e quilombola; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e professores de escolas públicas ou privadas.

            - Depois desta data, a vacinação estará disponível para toda a população – informou o diretor de Saúde Coletiva.

            A vacina disponibilizada é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente e o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Além da imunização, as pessoas precisam se precaver, adotando medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.

            A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Comentários