Image
15 janeiro, 2018
Comentários

Vacinação contra febre amarela segue em Itatiaia com agendamento

tatiaia segue com o trabalho de vacinação contra a febre amarela em todo o município. A imunização acontece mediante o agendamento e está sendo realizada em nove Unidades de Saúde da cidade.

De acordo com o setor de Imunização, devida ao grande alcance da campanha realizada em 2017, onde foram vacinadas cerca de 20 mil pessoas da meta de 26 mil, o município não será obrigado a fazer uma nova Campanha em 2018, mas somente seguir com o trabalho de imunização.

Diferente de outras cidades do país, em Itatiaia a vacina não está sendo fracionada, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação dos moradores que procurarem o setor de Imunização.

- Vamos seguir vacinando normalmente a população de Itatiaia. Não será necessário realizar uma Campanha e nem o Dia D, porque há cerca de um ano estamos realizando a vacinação e a ordem do Ministério da Saúde, no nosso caso, é seguir vacinando aquelas pessoas que procurarem o serviço.Ao longo da campanha, para alcançar os moradores que ainda não haviam se vacinado contra a febre amarela, os Agentes de Saúde realizaram um trabalho de captação e conscientização de casa em casa - explicou a coordenadora de imunização, Andréa Millen.

Fazem parte do público alvo estabelecido pela secretaria Estadual de Saúde pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias. Para a população maior que 60 anos é necessária apresentação da recomendação médica para realizar o procedimento. Mulheres grávidas não são vacinadas.

Em Itatiaia, a imunização acontece em nove postos. São eles: Policlínica Municipal, Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. Para fazer o agendamento e receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Dose única

Desde o mês de abril do ano passado a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e adotou a dose única da vacina contra a Febre Amarela.De acordo com a determinação, as pessoas que tomaram alguma dose não precisarão mais se vacinar ao longo da vida. A mudança segue a orientação da Organização Municipal da Saúde – OMS.

Comentários