10 abril, 2019
Comentários

Vacinação contra gripe influenza deve imunizar quase 3 mil pessoas em Quatis

        Um total de 2.956 pessoas forma o público-alvo em Quatis da campanha de vacinação contra a gripe influenza. A aplicação das doses do medicamento começa nesta quarta-feira, dia 10 de abril. A campanha será realizada em duas etapas, a primeira no período de 10 a 19 de abril, quando serão imunizadas crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias de idade, além das gestantes. Já no período de 22 de abril a 31 de maio deverão ser vacinados no Município as pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da área da saúde; puérperas (mulheres que deram à luz no período dos 45 dias anteriores); e professores em sala de aula.

        O coordenador do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Wendell Monteiro, explica que a vacina será aplicada, na área urbana, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); nas unidades médicas dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança, que se localiza na Praça Getúlio Vargas 7, no Centro.

As crianças e as gestantes residentes nos distritos de São Joaquim e Falcão vão ser imunizadas na quarta-feira da próxima semana, dia 17 de abril, nas unidades básicas de saúde dos dois distritos. Com relação à vacinação aos outros segmentos na área rural, a data de imunização ainda vai ser divulgada pela Secretaria de Saúde do Município.

- No caso da aplicação das doses da vacina para os professores, a campanha acontecerá a partir do dia 22 de abril, na Casa da Criança. É importante esclarecer que as doses do medicamento para este segmento vai atender os profissionais lotados em salas de aula – disse Wendell, ressaltando que a meta estipulada para os municípios do estado do Rio de Janeiro é imunizar pelo menos 90 por cento do público-alvo.

Conhecida como gripe suína porque especialistas acreditam que o vírus causador da doença tenha se desenvolvido inicialmente em porcos, a influenza tem como sintomas principais a febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza, congestão nasal, náuseas, vômitos e diarreia. Dependendo da evolução do caso, a doença pode levar o paciente ao óbito. Dados do Ministério da Saúde informam que entre janeiro e abril de 2018, por exemplo, foram registrados 392 casos da doença no país, dos quais 62 pacientes morreram. A grande epidemia mundial da gripe aconteceu nos anos de 2009 e 2010, quando nove mil pessoas chegaram ao óbito em 207 países.

As medidas de prevenção mais importantes contra a doença são os seguintes: fazer a higienização das mãos, especialmente antes das refeições; usar lenço descartável durante a higiene nasal; cobrir a boca e o nariz quando for espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e da boca; não compartilhar objetos de uso especial, entre eles, talheres, pratos, garrafas e copos; e permanecer em ambientes bem ventilados.

Comentários