Vale do Café reativa Conciclo para promover região
Setur-RJ/TurisRio apoiam iniciativa e participam de encontro em Vassouras
O Vale do Café está dando hoje (14) um grande passo para o incremento da atividade turística na região. Na Fazenda São Roque, em Vassouras, será realizada a reunião que formaliza a retomada do Conciclo – Conselho Regional de Turismo do Vale do Café - composto por representantes do poder público, empresários, associações de turismo e agentes do trade turístico regional. Na pauta, além da continuidade da articulação e planejamento do turismo regional, estão políticas públicas, indicadores e dados estatísticos para nortear a gestão do turismo e sinalização turística nas principais vias que dão acesso à região.
O encontro, que conta com o apoio da Setur-RJ/TurisRio, terá a presença do presidente da TurisRio, Paulo Senise, e dos diretores de Operações, Sergio Mello; de Planejamento e Projetos, Cesar Werneck e de Marketing, Luiz Garcia. Já está confirmada também a presença dos prefeitos das cidades de Barra do Piraí e distrito de Ipiabas, Piraí, Mendes, Vassouras, Valença e distrito de Conservatória, Rio das Flores, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Paty do Alferes, selecionadas de acordo com proximidade geográfica, vocação para o turismo e relação com a história do café. Paulo Senise considera o Conciclo de extrema importância para a região.
- A principal matéria a ser tratada na reunião é a reavaliação do Conciclo como instância de governança da região do Vale do Café dentro do programa de regionalização do Ministério do Turismo. Este programa propicia às instâncias de governança a possibilidade de buscarem recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos e ações na região e fora dela. Como o Conciclo congrega empresários e municípios da região, é possível que represente o Vale do Café nos eventos e feiras de turismo que a Setur/TurisRio venha a participar disponibilizando espaços.
O Conciclo foi criado no final da década de 90 pela necessidade de integração dos municípios para o fortalecimento e promoção regional do setor turístico. O órgão vai reiniciar suas atividades, estimulado, principalmente, pela grave crise econômica, que afeta diretamente o fluxo de turistas na região. O turismólogo José Luiz Junior, gerente do Conciclo nessa nova etapa, afirma que é preciso explorar o potencial da região o máximo possível e de forma integrada.
- Espero que esse movimento sirva para colocar o turismo de vez na agenda dos municípios e que o Vale do Café possa ter seu desenvolvimento turístico implementado de forma conjunta e coordenada. Temos potencial para estar ao lado dos grandes destinos turísticos do Brasil, mas precisa haver união de todos os interessados, finaliza José Junior.
Comentários