Vassouras tem tratamento multidisciplinar para recuperação de pacientes pós-Covid
Programa conta com atendimento com clínico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo
Durante a pandemia, a prefeitura de Vassouras criou várias ações para minimizar o impacto da Covid-19 no município. E um desses mecanismos foi a implementação de um programa, em parceria com o Hospital Universitário de Vassouras, de tratamento pós-Covid.
O objetivo é acompanhar os pacientes que tiveram alguma sequela por conta da doença, oferecendo tratamento multidisciplinar, com clínico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.
Os atendimentos começaram no final de janeiro, e de acordo com a equipe os resultados têm sido surpreendentes.
“Os pacientes, após a alta, ficam um pouco perdidos, sem saber como lidar com alguma possível sequela. Com esse ambulatório eles estão sendo amparados e acompanhados de perto pelos nossos profissionais”, contou a secretária de Saúde, Larissa Vieira, a qual ainda afirmou que mais de 80 pacientes já utilizaram o serviço, não havendo índice de reinternação.
Os pacientes são atendidos por todos os especialistas no mesmo dia. Caso tenha necessidade de acompanhamento pelo fisioterapeuta, ele já sai do atendimento com a data marcada para retornar ao Centro Municipal de Reabilitação, que foi todo reformulado para comportar o aumento da demanda.
Após o atendimento inicial, se for necessário retornar para reavaliação médica ou para a realização de algum exame, o paciente também faz o agendamento na recepção central do hospital, facilitando o processo.
Para o prefeito de Vassouras, Severino Dias, esse programa tem sido essencial para uma boa recuperação dos pacientes.
“Eu senti na pele o que é a doença e os transtornos que ela causa, mesmo após a recuperação. Ainda temos muita batalha pela frente contra esse vírus, e aqui na cidade vamos fazer o possível para minimizar seus danos para população”, afirmou o prefeito.
Comentários