03 novembro, 2015
Comentários

Vereador De Paula outorga Moção de Aplausos ao 19º Grupo de Escoteiros Campo Belo de Itatiaia

A Câmara Municipal de Itatiaia, por proposição do vereador Carlos Cesar de Paula, o sargento de Paula, consignou em seus anais, no dia 29/10, Moção de Aplausos ao 19º Grupo de Escoteiros Campo Belo, pelos 16 anos, comemorado no último dia 19 de setembro de 2015. Pelos relevantes serviços prestados à comunidade itatiaiense em especial as crianças e adolescentes na área da Educação, Esporte e Lazer e a importância dada à preservação da Cultura em nosso município.
Segundo De Paula, a maioria das crianças tem grandes expectativas com a chegada do final de semana: “Brincar, jogar vídeo game, acordar tarde e acima de tudo descansar são algumas das atividades que não podem faltar nesses dias. Porém, quem é “lobinho” tem no período momentos de aprendizagem, de interação e de uma série de atividades que estimulam os pequenos”, ressalta o vereador, acrescentando que: “O propósito do escotismo é contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento, com a colaboração de adultos voluntários, baseado em um sistema de valores, por meio da aplicação de um programa educativo específico para cada faixa etária através de uma metodologia própria”, informou.
O diretor presidente do 19° Grupo Escoteiros Campo Belo de Itatiaia-RJ, José Mauricio da Silva, 78 anos, e que se dedica ao escotismo desde os 16 anos informou que continuam orientando-os com informações sobre a matéria Educação Moral e Cívica que foi extinta da Educação Escolar explicou: “O método escoteiro compreende a aceitação voluntária do código de conduta; o aprender fazendo; a vida ao ar livre e o contato com a natureza; a vida em equipe; atividades progressivas, atraentes e variadas, a “pedagogia do exemplo” do adulto e o desenvolvimento pessoal com orientação individual, sinalizado por um sistema de distintivos. O escotismo é um ideal de vida. Não é a solução do mundo, mas é o caminho porque aqui eles aprendem o civismo, a compartilhar, entre outras ações que somam no dia a dia”, esclarece.
Atualmente há cerca de 80 jovens beneficiários associados ao Movimento Escoteiros em Itatiaia que realizam atividades regulares no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Bairro Campo Alegre, uma vez por semana, aos sábados, das 13:30h às 16h, que contam com jogos, canções, instruções com especialista, projetos e cerimônias escoteiros.
Além disso, periodicamente acontecem atividades externas, que podem durar até um final de semana, como excursões, jornada, passeios culturais, visita a outras Unidades Escoteiras locais, ações sociais, ações ecológicas como caminhada e limpeza de trilhas no Parque Nacional do Itatiaia, ações comunitárias, cívicas, eventos locais, distritais, regionais de escoteiros, entre outros.
O escotismo congrega pessoas de todas as classes, etnias e credos religiosos. As atividades são desenvolvidas de acordo com a faixa de cada nível. No primeiro deles, que compreende dos 6.5 a 10 anos de idade, ficam os lobinhos que buscam desenvolver a socialização; dos 11 aos 14 anos de idade está o ramo escoteiro, que visa aprimorar no jovem a sua autonomia.
Aqueles que têm entre 15 e 17 anos de idade se enquadram no ramo Sênior, que visa desenvolver no jovem a sua identidade. Por último estão os de 18 a 21 anos, no ramo Pioneiro, que tem como objetivo o desenvolvimento no jovem do seu projeto de vida para a vida adulta que se aproxima.
Há também, para os maiores de 18 anos, a possibilidade de atuarem como adultos voluntários, lidando diretamente com os jovens por meio da aplicação de atividades escoteiras programadas, ou indiretamente nas áreas de gestão (administrativa, financeira, relações institucionais, comunicação, etc.) da organização em seus diversos níveis.
Movimento centenário de caráter mundial, estima-se que desde a sua fundação por Robert Baden Powell na Inglaterra em 1907, mais de 500 milhões de pessoas tenham feito sua Promessa Escoteira. Atualmente são mais de 30 milhões de escoteiros pelo mundo em mais de 200 países, sendo a maior organização mundial de jovens. Presente no Brasil desde 1910 somam hoje cerca de 100 mil escoteiros no país.
Segundo o vereador De Paula: “O escotismo além de um movimento de caráter mundial, é apartidário, beneficente, filantrópico e sem fins lucrativos. E ambiental: desde a sua fundação no começo do século passado o respeito e a preocupação com a preservação do meio ambiente são um dos pilares do Movimento Escoteiro. O movimento escoteiro em seu método tem como pressuposto a vida ao ar livre e o contato com a natureza, mas também sabe apropriar e orientar o bom uso das novas tecnologias nas atividades escoteiras. È uma honra para mim e para esta Casa prestar esta homenagem ao Grupo de Escoteiros”, finalizou.

Comentários