20 julho, 2016
Comentários

Vereador Walmir Vitor solicita audiência pública param discutir a volta do trem como meio de transporte em VR

O vereador Walmir Vitor ficou intrigado com a possibilidade de ser implantado em Volta Redonda, e demais municípios do Médio Paraíba, uma modalidade como meio de transporte há muito esquecida na região: o trem. De acordo com o vereador, de fato, essa forma de se locomover contribuiria significativamente para melhorar a acessibilidade dentro da cidade do aço, facilitando a locomoção das pessoas, sobretudo as mais carentes. Pensando nisso, o parlamentar, mesmo em recesso, já solicitou ao presidente da Câmara uma audiência pública para a qual serão convidados técnicos da área bem como o deputado estadual André Cesciliano, ultimamente imbuído na causa.
Walmir explicou que sua inquietação com relação ao resgate do trem como meio de transporte surgiu a partir da primeira audiência pública promovida no último dia 17, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para discutir a viabilidade do projeto. O encontro, que aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciap-VR), contou com a participação do presidente do Transportes Ferroviários, Affonso Augusto Moreira Penna, bisneto do ex-presidente Affonso Pena, presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão, Ayrton Camargo e Silva, o deputado estadual Andre Ceciliano, o vereador Walmir Vitor e do presidente da Aciap-VR, Joselito Magalhães.
“O trânsito em Volta Redonda está caótico. Segundo pesquisas recentes, são dois ou três veículos por cada vooltarredondense. Essa estatística é muito prejudicial para a acessibilidade. Mais carros nas ruas significam mais transtornos para quem dirige e para quem trafega a pé e usa ônibus, além de aumentar preocupantemente a poluição do ar”, argumentou Walmir, salientando que as pessoas, de certa forma, se veem obrigadas a usar carros de passeio já que o governo pouco investe em transporte público. “Com uma frota de ônibus muitas vezes sucateada e reduzida, s pessoas acabam preferindo sair de casa de carro. Ao se investir em acessibilidade, essa condição pode mudar’.
O vereador lembrou ainda que a implementação do trem, além de contribuir para a fluidez no trânsito poderia fomentar o turismo na região já que o projeto abrange todo o Médio Paraíba. “A ideia é ligar várias cidades do Sul Fluminense e muitas dessas, inclusive Volta Redonda, têm grande potencial turístico. Na audiência pública que solicitei ao presidente da Casa pretendemos discutir prazos, gastos e até valores de bilhetes. Pois o melhor seria ser o mais barato possível par que um número significativo de pessoas faça uso do trem”, completou.
O ofício solicitando a audiência já foi enviado à Câmara e aguarda retorno do presidente, Edson Quinto.

Comentários