Image
01 dezembro, 2015
Comentários

Vereadora de Itatiaia outorga Moção de Aplausos à coordenadora do Centro de Convivência do Idoso Simone Siqueira

A Câmara Municipal de Itatiaia, por proposição da vereadora Maria José Paiva Silva Diniz, a Zezé (PP), outorgou na última quinta-feira, 26/11, uma Moção de Aplausos a Simone Siqueira da Silva, Coordenadora do C.C.I. - Centro de Convivência do Idoso, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, a frente daquela Coordenadoria e, ainda, por seu profissionalismo e dedicação especialmente aos idosos. Realizando um trabalho de grande importância, visando o bem estar e uma vida digna. Muito queridas, na entrega da Moção, ambas, foram aplaudidas de pé pelos idosos que lotaram o plenário.

        Simone trabalha na Secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação da Prefeitura de Itatiaia, desde 2009. Iniciou com a oficina de ginástica para a 3.ª Idade nos bairros de Maringá e Maromba. Neste período, realizou diversas atividades como: caminhadas ecológicas, aulas de ginástica diferenciadas e festas. Desde 2011, começou a ministrar aulas de ginástica para a 3.ª Idade da Vila Flórida, Marechal Jardim, Penedo e Centro de Convivência do Idoso (CCI). Em 2013, começou a atuar como coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Itatiaia RJ, aonde vem realizando um belo trabalho com a 3.ª idade do município. Hoje no CCI tem em torno de 350 idosos cadastrados acima de 55 anos realizando atividades de ginástica, hidroginástica, passeios, piqueniques, palestras, jogos, artesanato, shiatsoterapia e grupos de convivência com a psicóloga. Lá os idosos vivem momentos alegres, descontraídos, harmônicos, felizes e acolhedores, proporcionando-os um verdadeiro bem estar psico-físico-social, tornando suas vidas mais saudáveis.

O objetivo do CCI é valorizar a experiência do idoso e despertar seu interesse em retomar o ser produtivo nele adormecido, dentro do entendimento de que a vida produtiva não pode estar apartada deste segmento da população. Privilegia o exercício do pensamento e a permanente atividade como sendo o segredo da harmonia e bem-estar.

Resgatar as atividades lúdicas – desportivas direcionadas para a melhor idade, trabalhando dentro do limite de cada um, independente da idade, contribuindo para o amadurecimento de sua identidade e integração. O cuidado com a saúde do idoso, possibilitando a elaboração de suas perdas através das vivencias propostas, ampliação do conhecimento das transformações de seu corpo e constantes reivindicações de direitos fundamentais na área da saúde, propondo alternativas as políticas públicas vigentes.

Reeducar a percepção que a sociedade tem do idoso, e a dele próprio, ligando-o ao presente e ao futuro e não ao passado. Criar possibilidade de vivenciar intensamente o agora, quando temos compromisso com os nossos atos e emoções do presente, sem desprezar seu passado de experiência, vivencia e emoções. Envolvimento com atividades artístico culturais, exercitando permanentemente o potencial criativo e o poder imaginativo, possibilitando a formulação e a descoberta, sempre atentas ao momento histórico em que vive e antenado com as novas gerações.

Segundo a parlamentar solicitou a Moção de Aplausos a coordenadora do CCI, Simone Siqueira da Silva, pelo seu brilhante trabalho com: “A socialização, organização grupal, atividades ocupacionais, educacionais, culturais e de lazer com os idosos; Resgate da cidadania, através da transmissão do conhecimento e reciclagem em atividades de lazer e terapia ocupacional e Cursos de atualização através de palestras abordando diversos temas relacionados à área da saúde e envelhecimento, visando à constante conexão do idoso com o momento em que vive e enriquecimento do convívio humano”, ressaltou, acrescentando ainda: “Parabéns Simone, pelo seu comprometimento, alegria e eficiência nos trabalhos com nossos idosos”, encerrou.

Comentários