Image
24 maio, 2021
Comentários

Vereadores de Itatiaia aprovam projeto de lei que presta homenagem ao ex-parlamentar Djalma

Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira (18), os vereadores aprovaram por unanimidade em segunda discussão o Projeto de Lei Nº 032-C/2021 de autoria do vereador Cristian Carvalho Soares (SOLIDARIEDADE), que convidou como signatário o vereador Vander (PP), e, nomeia a Rua 8, no Bairro Jardim Itatiaia, como Rua Djalma Barbosa da Silva. A matéria presta homenagem ao saudoso ex-vereador Djalma, grande figura política do município.
O vereador Cristian explicou o motivo de sua solicitação: “Trata-se esse projeto de lei de denominação de logradouro de uma homenagem justa e merecedora ao Sr. Djalma Barbosa da Silva, que foi vereador, candidato a prefeito e deputado, nessa cidade. Foi uma pessoa que trabalhou durante muito tempo pelo engrandecimento de Itatiaia-RJ. Participou do processo político de emancipação e ativamente das discussões políticas do município. Família tradicional no município de Itatiaia, vinda do Norte Fluminense, há muitos anos. Justo colocarmos o nome dele para que se perpetue aqui na nossa cidade na Rua Oito, rua que ele veio a morar os últimos anos de sua vida”, lembrou o parlamentar.
O vereador Vander (PP) parabenizou o Cristian pela homenagem, uma vez que o ex-vereador Djalma realmente foi companheiro nessa Casa na 3ª Legislatura e era o vereador com maior idade entre todos do Legislativo Itatiaiense até hoje.
Cristian destacou: “Gostaria de convidar o vereador Vander que assinasse conjuntamente esse Projeto de Lei, por ser representante aqui na nossa Casa do Partido Progressista, partido que o ex-Vereador Djalma presidiu por muito tempo”, ressaltou Cristian. O vereador Vander agradeceu e disse ser um prazer assinar também esse projeto de lei.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Biografia Djalma Barbosa da Silva


Filho de Cerilo Rodrigues da Silva e Argemira Barbosa da Silva. Casado com Conceição Moraes da Silva, dessa união nasceram dois filhos: Ronaldo e Rosemeire.
Nascido em 18/08/1938, em Itaperuna-RJ. Possuía o Ensino Médio completo. Começou sua vida profissional como lustrador de móveis e marceneiro. Prestou concurso para o Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro em 1964 em Campos e foi encaminhado para trabalhar em Resende-RJ onde permaneceu por três anos.
Posteriormente, trabalhou na construção da Barragem do Funil por 12 anos sendo responsável pelo Departamento de Pessoal, trabalhou em diversos estados do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e Maranhão, retornando para morar em Itatiaia em 1988, quando iniciou sua vida política, como Administrador Regional de Itatiaia, pertencia ao PDC, atual PP.
Foi candidato a Prefeito em 1992 e posteriormente candidato a deputado em 1996, com expressiva votação de 8.800 votos pelo partido PP.
Participou de eleição em 1996, como candidato a vereador e foi eleito como o terceiro mais votado em Itatiaia, em sua primeira tentativa, na 3ª Legislatura de 1997 a 2000.
Em 01/06/1989, assumiu cargo na prefeitura como encarregado de Departamento Pessoal, no primeiro governo da Prefeitura de Itatiaia.
Foi presidente do PP - Itatiaia durante quase 20 anos. E atualmente era o vice-presidente, partido que muito amava.
Uma das principais realizações do seu mandato foi o Projeto de Realização da Abertura da Festa de Aniversário de Itatiaia, com Show Gospel, sendo o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a realizar esse evento.
Recebeu o Título de Cidadão Itatiaiense. Considerava tudo que já realizou importante, porque fazia tudo por amor e dedicação, principalmente aos menos favorecidos.
O ex-vereador Djalma Barbosa da Silva, que morava no Bairro Jardim Itatiaia, faleceu na madrugada do dia 15 de março de 2021, vítima de covid-19, estava internado com covid-19 durante 10 dias, no Hospital Regional Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, na Região do Médio Paraíba.
O vereador deixou esposa e um casal de filhos.

Comentários