03 fevereiro, 2016
Comentários

Vereadores elegem as comissões da Câmara de Barra Mansa

As comissões são responsáveis pela análise dos projetos de lei que tramitam na casa legislativa
Os vereadores realizaram, durante a segunda sessão deste ano, no dia 02 de fevereiro, a eleição dos membros das comissões da Câmara de Barra Mansa. As doze comissões permanentes são responsáveis por analisar todos os projetos de lei, mensagens do Executivo e projetos de resolução que tramitam na casa legislativa.
Entre as comissões eleitas, a mais disputada foi a de Constituição, Justiça e Redação, que avalia a legalidade e constitucionalidade das matérias apresentadas pelos parlamentares e pelo Executivo. Todos os projetos e mensagens que tramitam na Câmara necessitam do parecer da comissão para serem votadas posteriormente no plenário. Na eleição desta comissão, houve empate entre os vereadores Luiz Furlani e Cláudio José da Silva Cruz, o Baianinho, que foi eleito através do critério de idade. A comissão de Constituição, Justiça e Redação foi formada, então, pelos seguintes vereadores: Marcelo Borges da Silva, Luís Antônio Cardoso, Cláudio José da Silva Cruz, como titulares, e Rodrigo Drable Costa e Ademílson Pereira Câmara, na suplência.
As comissões são formadas por três membros titulares e dois suplentes, que assumem na ausência dos demais. Através da votação realizada na terça-feira, as comissões têm no ano de 2016 a seguinte formação:
Comissão de Constituição Justiça e Redação: Marcelo Borges da Silva, Luís Antônio Cardoso, Cláudio José da Silva Cruz (titulares) e Rodrigo Drable Costa e Ademilson Pereira Câmara (suplentes)
Comissão de Finanças e Orçamentos: Vicente de Paula Ferreira Júnior, o Píssula; Paulo Afonso Salles Moreira da Silva, o Paulo Chuchu, e Pedro Paulo Lopes (titulares); Vicente Carneiro Leão Filho, o Vicentinho, e Elias da Silva de Andrade, o Lia Preto (suplentes)
Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente: Paulo Chuchu, Jaime Alves de Almeida e Lia Preto (titulares) e Luiz Furlani e Píssula (suplentes)
Comissão de Transporte e Serviços Concedidos: Píssula, José Marques e Roque Martins de Melo (titulares) e Roberval Pessanha dos Santos, o Teixeirinha, e Luiz Furlani (suplentes)
Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico: Luís Antônio Cardoso, Luiz Furlani e Rodrigo Drable Costa (titulares) e Ricardo Arbex e Roque (suplentes)
Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer: Lia Preto, Pedro Paulo Lopes e Zélio Resende Barbosa, o Zélio Show (titulares) e Baianinho e Ivan Marcelino de Campos (suplentes)
Comissão de Saúde, Previdência Social e Funcionalismo Público: Marcelo Borges da Silva, Luiz Furlani e José Marques (titulares), Lia Preto e Baianinho (suplentes)
Comissão dos Direitos Humanos e Portadores de Necessidades Especiais: Ivan Marcelino, Ricardo Arbex e Lia Preto (titulares), Marcelo Borges e Luiz Furlani (suplentes)
Comissão de Defesa dos Direito da Criança, do Adolescente e Idoso: Lia Preto, Zélio Show e Jaime Alves de Almeida (titulares), Luiz Furlani e Baianinho (suplentes)
Comissão de Defesa do Consumidor: Rodrigo Drable, Ivan Marcelino e Marcelo Borges (titulares), Píssula e Baianinho (suplentes)
Os membros de cada comissão elegem agora seu presidente para que os processos possam ser distribuídos para análise e posterior votação no plenário.

Câmara oficia Ferrovia Centro Atlântica para limpeza da linha férrea
Na quarta-feira, 03 de fevereiro, a Câmara realizou sessão no período da manhã, para votação da ordem do dia. Entre as matérias aprovadas, o requerimento do vereador Vicentinho, solicitando a limpeza da linha férrea no bairro Vista Alegre, a fim de evitar focos de dengue, foi alvo de debate. Tendo em vista, a epidemia de dengue que o país vive, o vereador requereu ação do Executivo para multar a empresa responsável pela linha férrea no bairro.
-A limpeza desta linha férrea está uma polêmica. Há três anos não é feita a limpeza correta da linha, que é responsabilidade da Ferrovia Centro Atlântica - FCA. Mas o poder público precisa encontrar uma forma de autuar esta empresa, por manter a cidade tão suja e ser foco de doenças. Porque se um cidadão coloca um entulho na rua é multado, mas a FCA não faz qualquer limpeza em suas linhas férreas na cidade e nada acontece a ela. E estamos vivendo uma epidemia de dengue, não podemos ficar calados – denunciou Vicentinho.
O presidente da Câmara afirmou que a casa legislativa irá oficiar a FCA para que realize a limpeza das linhas férreas, indicadas pelo vereador.

Comentários