18 novembro, 2024
Comentários

Vermifugação em equinos é essencial para a saúde, o desempenho e o bem-estar

A vermifugação em equinos deve ser encarada como um manejo essencial para a saúde e o bem-estar dos animais, além de contribuir para a preservação de um ambiente saudável. "Os vermes intestinais, como nematoides e cestódeos, provocam uma série de problemas, que vão desde perda de peso e comprometimento do desempenho e em casos extremos podendo levar ao óbito", explica a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec.

"Os parasitas causam desconforto e cólicas, resultando em emagrecimento e desnutrição. Uma estratégia adequada de vermifugação é fundamental para garantir que os equinos permaneçam saudáveis e em boa condição corporal", ressalta Marcella.

Para os cavalos que competem ou realizam trabalho intenso, a energia e a nutrição adequadas são essenciais. Nesses casos, a infestação por vermes compromete não apenas a saúde física, mas também o ânimo e a disposição do animal. Além disso, a presença de parasitas pode predispor os equinos a outras doenças, como colite e anemia.

"Os parasitas possuem ciclos de vida complexos, que podem ser interrompidos por meio de um programa de vermifugação bem estruturado. A rotação de antiparasitários e a aplicação em momentos estratégicos do ano compõem uma estratégia inteligente, que contribui para minimizar a resistência", enfatiza a especialista.

É fundamental contar com o suporte de um veterinário para elaborar um plano de vermifugação personalizado. "Esse profissional ajuda a identificar os parasitas específicos da região e do haras, os períodos de maior risco e as melhores opções de tratamento, garantindo que os equinos recebam a proteção adequada", conclui a médica-veterinária.

Para auxiliar os criadores no combate aos parasitas internos, a Syntec oferece Anequim Plus, antiparasitário de uso oral, com amplo espectro de ação, formulado à base de Oxibendazol e Triclorfon. Este produto é eficaz para tratamento e controle de larvas e ovos dos principais parasitas que afetam os equinos.


Comentários