Image
10 maio, 2017
Comentários

Visconde de Mauá vira Capital do Pinhão

A região de Visconde de Mauá, conhecida em todo Brasil por suas belezas naturais, pela paisagem alpina e pelo aconchego de sua rede hoteleira, vai se transformar neste fim de semana na capital nacional do pinhão. O motivo é a Festa do Pinhão, que chega a sua 25ª edição, com programação variada, que inclui apresentações musicais, missa campal, almoço de Dia das Mães, passeio ciclístico e torneios. A festança contará ainda com uma Praça da Alimentação com produtos elaborados com o pinhão – fruto da araucária, árvore típica da região.

A já tradicional festa contará com apoio da Prefeitura de Resende, que disponibilizará toda a infraestrutura necessária, como palco, som, iluminação, banheiros químicos, segurança, e limpeza do local. A festa, que movimenta o turismo e o comércio locais, acontecerá no campo de futebol da Associação de Moradores do Lote 10, entidade responsável pela realização do evento, entre os dias 12 e 14 de maio (sexta, sábado e domingo).

Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o evento se apresenta como um dos mais importantes da região, já que, além de integrar a população, preserva hábitos e culturas locais.

- A Festa do Pinhão é um evento tradicional, muito aguardado pelas famílias de Mauá, Campo Alegre, Lote 10 e Rio Preto, além dos próprios moradores de Resende, que fazem questão de subir a serra e aproveitar a programação. Mesmo passando por um momento de muitas dificuldades orçamentárias, a Prefeitura encontrou mecanismos para ajudar com a infraestrutura necessária para manter a realização do evento – conta o prefeito.

Entre as atrações da festa, que terá início às 18h desta sexta-feira, dia 12, está uma apresentação especial do violonista Thiago Zaidan, que subirá ao palco no sábado, dia 13, às 17h30, acompanhado de alunos da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Sena e de músicos de Visconde de Mauá que participaram de uma oficina de viola caipira realizada em março naquela região pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Confira a programação e agende-se para subir a serra:

Sexta, 12, a partir das 18h – Desfile de abertura com participação da Corporação Musical de Visconde de Mauá; apresentação da Banda da AMAN; concurso da Rainha e Princesa do pinhão. A partir das 22h, shows com as bandas Ganjah Mountain Reggae, Os Fuzzcas e Gota Serena.

Sábado, 13, a partir das 13h – Apresentações musicais com Moisés Diniz, Moisés da Mata, Marquinhos de Oliveira Sambista da Montanha, Beth Rego e Marcelo Hilgenberg, Substrato MC, Thiago Zaidan e convidados, Off Line, Maria Fortunato, Rodrigo e Lafaiete, Luciano Jardim, Banda Clave, e Marcos Paulo e Alecsandro.

Domingo, 14, a partir das 10h30 – Missa campal, seguida de desfile do peão boiadeiro, almoço das mães e show acústico com Leon Martins. Já a partir das 12h30 haverá prova do tambor e gincana, torneio de vôlei e truco, teatro, folia de reis, apresentação de Jorge Brito e convidados, campeonato de bola de gude, apresentação de mazurca de cacete, passeio ciclístico, apresentação de dança e de malabares. A seguir, tem shows musicais com Mauá Brothers Band, Léo Carvalho, Truiê Acústico, Edson Costa e Banda. O encerramento da festa será com Os Pereirinhas.

Comentários