Volta Redonda abre inscrições para a 8ª Conferência Municipal de Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPCVR), está com inscrições abertas para a 8ª Conferência Municipal de Cultura, que será realizada no dia 5 de abril, às 9h, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O evento tem como objetivo principal discutir e elaborar propostas para as políticas culturais do município, além de eleger os novos conselheiros que representarão a sociedade civil no CMPCVR. As inscrições estão disponíveis para três modalidades de participação: delegado, convidado com direito a fala e observador.
A presidente do CMPCVR, Aline Marah Ribeiro, destacou que "a Conferência Municipal de Cultura é um dos instrumentos previstos no Sistema Municipal de Cultura, que garante a participação da sociedade nas decisões sobre a política cultural do município. Um espaço importantíssimo para discussão, atualização e planejamento dos próximos anos para a cultura de Volta Redonda e também para renovação da representatividade dos segmentos culturais".
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, explicou que a conferência tem, entre outros objetivos, discutir a cultura do município nos seus aspectos de identidade, memória, produção simbólica, gestão, proteção e salvaguarda, participação social, diversidade cultural e plena cidadania. "Vamos promover debate, intercâmbio e compartilhar conhecimentos, linguagens e práticas, valorizando o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões", afirmou Anderson Souza.
O secretário ressaltou ainda que serão propostas estratégias para proporcionar aos fazedores de cultura o acesso aos meios de produção, assim como para universalizar o acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais. "O intuito é facilitar, estimular e apoiar a formação dos fóruns setoriais, fóruns regionais e redes em prol da cultura na região e no estado", frisou Anderson de Souza.
Além disso, a conferência avaliará o cumprimento das ações e metas do Plano Municipal de Cultura de Volta Redonda e os planos setoriais dos segmentos artísticos, em atenção às políticas culturais locais, além de propor estratégias de retomada do setor cultural no âmbito municipal. "E também teremos a eleição dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural, titulares e suplentes, que representarão a sociedade civil nas discussões e deliberações de propostas para a cultura da cidade", acrescentou o secretário de Cultura.
A 8ª Conferência Municipal de Cultura de Volta Redonda terá como tema geral "Um novo Plano Municipal de Cultura para Volta Redonda", abordando outros específicos por meio de três eixos: Sociedade e Memória (Associações de Moradores, Artesanato, Patrimônio e Cultura Popular); Arte e Performance (Música, Dança, Artes Cênicas e Artes Visuais); e Direito e Resistência (Movimentos Sociais, Cultura Urbana e Cultura Afro).
Para se inscrever como delegado, convidado com direito a fala ou observador, basta acessar o link disponível na bio do perfil da Secretaria Municipal de Cultura no Instagram (@culturavoltaredonda). As inscrições também poderão ser feitas no dia da conferência, até às 11h.
Comentários