30 agosto, 2017
Comentários

Volta Redonda busca novas soluções em mobilidade urbana


Representantes da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana foram a São José dos Campos para visita técnica

Conhecer soluções para mobilidade urbana e trocar experiências. Esses foram os objetivos da visita técnica da secretária de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda a São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba paulista, nesta segunda-feira, dia 28. O município é conhecido pela qualidade em mobilidade urbana. Nas principais avenidas, por exemplo, há faixas exclusivas para ônibus e há mais de 90 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Welington Silva, foi recebido pelo prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, na sede do governo. "A visita é para identificar soluções para mobilidade urbana. Vimos que São José dos Campos é uma cidade que está avançando e buscando inovar. Procuramos promover a interação entre as duas cidades para que possamos avançar na qualidade da mobilidade em Volta Redonda", afirmou Wellington.

O prefeito agradeceu a visita e colocou a cidade à disposição para uma cooperação técnica com Volta Redonda. "Ficamos felizes em cooperar, assim vamos aprender com vocês e também vamos passar nossas experiências", comentou Felício.

Wellington Silva e a equipe técnica da STMU de Volta Redonda também foram recebidos na secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos. A equipe foi acompanhada pelo secretário-adjunto André Hernandes, que apresentou os projetos de transportes da cidade. A equipe de Volta Redonda ainda conheceu o Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte do município. No local, através das câmeras de monitoramento, há um acompanhamento das vias em tempo real. Além de contar um sistema que acompanha os percursos dos ônibus do município, fiscalizando os horários.

"Foi uma visita muito produtiva. São José dos Campos é uma das maiores cidades do Vale do Paraíba e tem muito a nos ajudar. Eles já conseguiram aprovar o Plano Municipal de Mobilidade e agora está em fase de implantação”, comentou o secretário, ressaltando que há similaridades entre as duas cidades. "Os aprendizados foram importantes. Retornamos a Volta Redonda com boas ideais. Acredito que também contribuímos trazendo nossas experiências. Queremos criar um sistema de transporte melhor e mais efetivo".


Campanhas de redução de acidentes ajudam na mobilidade

Entre os projetos importantes implantados em São José dos Campos, as campanhas de prevenção de acidentes foram apontadas como um grande ganho. Por meio delas, o município reduziu em mais de 40% as colisões. O secretário de Transporte também conheceu as faixas exclusivas para ônibus da cidade. “A população de São José apoia as faixas exclusivas. Elas favorecem o aumento da velocidade do transporte com um baixo custo. O ônibus não é só para as pessoas de baixo poder aquisitivo. Cada vez mais, nos países desenvolvidos, todos usam o transporte público. Queremos melhorar nosso transporte para que todos possam usar os coletivos", afirmou Wellington Silva.

Comentários