Image
06 março, 2024
Comentários

Volta Redonda: Cras do Jardim Cidade do Aço entra na fase final de obras

As novas instalações do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda, devem ser entregues em breve à prefeitura pela empresa responsável pela obra. Nesta semana, foi instalado o elevador da futura unidade, que foi construída no mesmo local da sua antecessora, na Rua Frei Henrique Soares, que foi demolida para que a população possa ser atendida em uma estrutura maior e mais moderna. Agora, o novo prédio passa pelos ajustes finais antes de ser entregue ao governo municipal, o que deve acontecer nos próximos dias.

Quando estiver à disposição dos moradores, o Cras Jardim Cidade do Aço terá capacidade para atendar a 2.500 famílias, incluindo recepção destinada à espera, transição, encaminhamentos e, em especial, ao acolhimento e atendimento inicial de famílias e indivíduos; salas de atendimento particularizado a famílias e indivíduos, com capacidade para dez pessoas; sala administrativa; sala da Coordenação; copa, em que também poderão ser realizadas oficinas de inclusão produtiva; uma sala para Telecentro (inclusão digital), de uso coletivo; um auditório; auditório com capacidade para cerca de 80 pessoas, de uso múltiplo e otimizado, destinado à realização de atividades coletivas, com prioridade para a realização de atividades com grupos de família; banheiros para o público e funcionários; e uma sala para atividades de inclusão produtiva.

“O Cras é uma das iniciativas mais importantes para apoio das famílias e indivíduos, e suas unidades fazem um excelente trabalho. Mas sempre queremos melhorar mais, e, quando estiver concluída, a comunidade do Jardim Cidade do Aço vai perceber de imediato a diferença. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor para a população de Volta Redonda”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Sobre o Cras

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O Centro de Referência de Assistência Social oferece serviços, projetos e programas como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que contribui para a integração dos serviços socioassistenciais, programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, potencializando o impacto das ações e serviços da assistência social para as famílias nos territórios dos Cras. Para isso, ele promove atividades que fortaleçam o sentimento de pertença familiar, a cultura do diálogo, do respeito aos direitos e da confiança entre os membros do grupo familiar, de forma a possibilitar o restabelecimento da função protetiva da família.

Ao retornar às atividades, o Cras Jardim Cidade do Aço também vai permitir a continuidade de outras ações, como campanhas socioeducativas e palestras, com vistas à criação de ambiências familiares mais solidárias, democráticas e participativas, bem como à prevenção ao risco (trabalho infantil, violências, abuso e exploração sexual, entre outros). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que objetiva complementar o trabalho social com famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária, é outra iniciativa realizada por meio dos Cras.

E a unidade também ofertará o acesso e estímulo à inclusão digital, com oficinas para participação da comunidade para pessoas a partir de dez anos, e oficinas de inclusão produtiva para pessoas a partir de 16 anos, como Barbeiro, Trancista, Culinária, Designer de sobrancelha, Manicure etc.

A equipe do Cras será constituída por coordenação, auxiliar administrativo, orientadora social, assistente social e psicóloga.

Comentários