Volta Redonda já entregou 150 abafadores de ruído para garantir conforto e bem-estar aos autistas
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Volta Redonda já entregou 150 abafadores de ruído adquiridos para beneficiar as pessoas com autismo do município. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Eliete Guimarães Vasques, ressalta que essa ação demonstra o compromisso do Poder Público com a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas com deficiência no município.
“Os abafadores estão sendo distribuídos gratuitamente e irão ajudar muitos autistas a enfrentar o desconforto causado por ambientes barulhentos, proporcionando mais conforto e bem-estar ao público-alvo durante o uso”, afirmou Eliete, lembrando que foram adquiridos pela secretaria 600 abafadores.
Os abafadores funcionam bloqueando ou absorvendo os sons indesejados do ambiente, reduzindo os ruídos desnecessários. Eles são colocados sobre as orelhas, ajustados para garantir o conforto com o uso. Assim, o equipamento proporciona o nível adequado de redução de ruídos, sem o isolamento exagerado, permitindo que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), usando o equipamento, consiga ouvir os sons mais importantes para a própria segurança e a comunicação.
As vantagens do uso do abafador de ruídos
A secretária Eliete Guimarães cita uma série de vantagens que as pessoas têm com o uso dos abafadores de ruídos: “Esses aparelhos vão ajudar na concentração em ambientes ruidosos como escolas ou locais de trabalho. E vão facilitar a participação das pessoas com TEA em atividades sociais, reduzindo a ansiedade causada pelo excesso de ruídos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em geral. Também permitindo que as pessoas se sintam mais confortáveis e menos estressadas em seu dia a dia”, listou a secretária.
Para adquirir um abafador de ruído, a pessoa interessada pode comparecer à sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – Rua 17 de Julho, nº 20, bairro Aterrado – e apresentar atestado médico, comprovante de residência e um documento de identidade.
Comentários