Image
31 outubro, 2017
Comentários

Volta Redonda lança programa ‘Escola Preventiva’

Projeto prevê ações de prevenção às drogas e ao álcool em todas as unidades escolares da cidade

O Programa Escola Preventiva foi lançado na manhã desta terça-feira, dia 31, aos diretores das escolas e colégios da rede municipal e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). O evento aconteceu no auditório da secretaria municipal de Educação e teve a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. O projeto prevê a realização de ações de prevenção ao uso de drogas e álcool em todas as unidades escolares da cidade, segundo o coordenador da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD), Ricardo Cunha, idealizador do ‘Escola Preventiva’. O programa está previsto para começar no primeiro bimestre escolar de 2018 e, neste ano, serão projetos pilotos.

“Precisamos enfrentar o problema do álcool e da droga. Não é apenas entregar papelzinho, mas também tocar na ferida, sem medo. Ricardo entendeu esse espírito. Temos que entender também que os professores, orientadores e diretores são agentes fundamentais nesse projeto de prevenção. Além da experiência de vida, Ricardo Cunha e sua equipe conhecem tecnicamente o assunto. O trabalho preventivo é importante e é uma política de médio e longo prazo”, destacou Samuca Silva.

Pesquisas da coordenadoria mostram dados alarmantes. “Numa escola da região da Vila Brasília, por exemplo, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental (12 e 13 anos) 70% dos estudantes já experimentaram o álcool. Outra sala, do 7º ano do Fundamental, 54% das crianças também já consumiram o álcool”, informou Ricardo Cunha, acrescentando que grande parte desses jovens experimentou bebida alcoólica através de familiares.

"Uma das formas mais importantes de se combater o uso de entorpecentes é a informação”, afirmou o coordenador, que acrescentou: “A linha de atuação do projeto será dentro da redução de demanda, que é trabalhar focando no indivíduo, proporcionando reflexão para aquisição de hábitos saudáveis. Podemos fazer um trabalho de prevenção sem mesmo citar a droga com incentivo do esporte, atividades artísticas, teatrais, entre outras”, explicou.

Durante o lançamento, Ricardo Cunha ministrou uma palestra sobre a sua vida. Há 23 anos, após uma festa de Reveillon, ele foi atropelado por um trem na cidade de Pinheiral, devido ao uso compulsivo de álcool e drogas, que o deixou numa cadeira de rodas. Hoje, o coordenador do CMPD está há 21 anos sem utilizar nenhum tipo de drogas e nem álcool.

A meta do programa é que os 36,5 mil alunos de 104 unidades escolares municipais de Volta Redonda participem da Escola Preventiva, segundo informou Rita Andrade, secretária municipal de Educação. “O que precisamos são das escolas preventivas, dando suporte aos que não usam e dando apoio aos que estão doentes. As crianças podem ser os multiplicadores nas famílias”, comentou a secretária.

Benefícios à Educação
Durante o evento, Samuca Silva fez um balanço das políticas para educação e anunciou que está garantido o pagamento de um terço do horário dos professores para o planejamento das aulas.

“Estive em Brasília na semana passada e conseguimos uma verba da União no valor de R$ 500 mil para a compra de aparelhos de ar-condicionado às nossas unidades escolares para 2018”, anunciou também. O prefeito ainda agradeceu aos responsáveis das escolas pelo empenho de evitar os desperdícios nas merendas escolares. “Economizamos mais de R$ 300 mil, sem deixar um aluno sem merenda”, afirmou o prefeito, que fez um rápido resumo das ações.

“Realizamos duas capacitações dos profissionais de Educação, três escolas integrais em Volta Redonda e trocamos as lâmpadas de 43 escolas, gerando economia de energia elétrica. As obras nas escolas vão começar em 2018, quando conseguirmos liberar recursos federais”, finalizou Samuca.

Comentários