19 novembro, 2015
Comentários

Volta Redonda promove atividades do Novembro Azul em todas as unidades de Saúde

A Secretária Municipal de Saúde de Volta Redonda, Marta Magalhães, informou que a secretaria está promovendo durante este mês de novembro, uma campanha de incentivo à saúde masculina em todas as suas unidades de Saúde: “O Novembro Azul, cuja origem se deu através de um movimento pela saúde desse gênero, teve a atividade iniciada na Austrália em 2003. Esta Campanha que se espalhou por vários países, no Brasil se juntou às iniciativas do Ministério da Saúde, alguns anos após o lançamento da Política Nacional de Saúde do Homem em 2009”, explicou.
Segundo ela, originalmente a Campanha Novembro Azul, que surgiu com a finalidade de conscientizar sobre a prevenção do Câncer de Próstata, passou a apontar, porém, para outras ações onde o Ministério da Saúde cita várias causas de adoecimento e morte da população masculina conforme a faixa de idade. “A mortalidade por doenças cardiovasculares, entre homens adultos, é a principal causa de morte em homens adultos e mais velhos enquanto as mortes por acidentes e outros tipos de violência, preponderantemente, sobre homens jovens”, relatou a secretária.
Embora o Câncer de Próstata não seja a principal causa de morte
geral do público masculino na faixa etária de 20 a 59 anos de idade,
a doença adquire maior expressão com o avanço da idade. “Nos últimos anos
cerca de 80% dos cânceres de próstata diagnosticados no município de
Volta Redonda se referem a indivíduos com mais de 60 anos de idade”, informou a secretaria municipal de Saúde do município.
AGENDA DE ATIVIDADES – Para cumprir a agenda de atividades da Saúde do Homem, as Unidades de Saúde da Atenção Básica e também os hospitais, vem desenvolvendo diversas atividades de promoção e assistência que serão intensificadas nesta ultima semana do mês, sendo que as Unidades do Açude I, Açude II, Jardim Cidade do Aço e Retiro I funcionarão no sábado, dia 28/11/15 de 8:00 às 17:00 horas, como estratégia de facilitação do acesso ao usuários.
A porta de entrada preferencial para esse público é a Atenção
Básica de Saúde, nas quais o público poderá ter desde medidas simples como uma aferição da pressão arterial, avaliação do índice de massa
corporal até medidas preventivas específicas como diagnóstico e
tratamento para algumas doenças
As Unidades de Saúde estarão ainda realizando: salas de espera e palestras de orientação visando incentivar hábitos saudáveis, práticas de exercício físico e alimentação adequada, além de consultas clínicas e procedimentos tais como medida antropométrica, PA, controle de glicemia, entre outros.
Já a UBSF Roma I realizará também avaliação odontológica durante toda a semana. A UBSF Siderlândia desenvolverá atividades comunitárias com jogos interativos e corte de cabelo e a UBSF Vila Mury, vai realizar um café da manhã, no dia 26/11/15, palestra e atividade articulada com o CRASS do território, no dia 28/11/15. A UBSF Roma II também disponibilizará o teste rápido de HIV, assim como a UBSF São Geraldo com atividade de corte de cabelo.

Comentários