13 agosto, 2018
Comentários

Volta Redonda realiza projeto de Educação em Saúde Ambiental

Ações nesta quarta-feira, dia 15, pela manhã, no bairro Água Limpa, têm como objetivo o enfrentamento ao Aedes Aegypti



O bairro Água Limpa em Volta Redonda recebe nesta quarta-feira, dia 15, o projeto de Educação em Saúde Ambiental. Estão previstas visitas domiciliares e atividades nas três escolas do bairro e o principal objetivo é o enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.



A ação, que será realizada das 8h ao meio-dia, é uma parceria das secretarias de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, de Meio Ambiente, de Educação, de Infraestrutura, de Ação Comunitária e o Escritório de Gerenciamento de Projetos.



As visitas domiciliares começam às 8h e o ponto de partida será a Unidade Básica de Saúde da Família Água Limpa, na Avenida Felipe dos Santos, nº 545. Participam da ação vinte agentes de endemias, da Vigilância Sanitária; quatro catadores de materiais recicláveis; quatro funcionários da Secretaria de Infraestrutura. O trabalho conta ainda com apoio de um caminhão da cooperativa de catadores.



A equipe vai percorrer a Avenida Felipe dos Santos e as ruas Jasmins, Rio Negro e Santa Luiza. As visitas educativas aos moradores sobre a prevenção ao Aedes Aegypti incluirão coleta de material que possa acumular água na área da residência e divulgação do serviço de coleta seletiva no bairro. O material recolhido será direcionado aos catadores de recicláveis e ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Água Limpa para confecção de artesanato.



A coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Janaína Soledad, afirmou que a participação da comunidade é crucial para o êxito no trabalho de combate ao Aedes. “Nossos agentes passam orientações e ajudam os moradores a vistoriarem os imóveis e identificarem os possíveis focos, contudo, como o ciclo de vida do mosquito se completa em um intervalo de 7 a 10 dias, a vistoria deve ser semanal”, explicou.



Ela alertou que, de acordo com os últimos levantamentos, a maioria dos focos está dentro das residências em materiais que possuem alguma utilidade e que são móveis, como bebedouros de animais, pratinhos de plantas, brinquedos de crianças e outros.



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, também fez um alerta para a população. “Todos nós devemos ser vigilantes. As ações de prevenção realizadas pela prefeitura devem ser complementadas pelos moradores e donos de imóveis. É importante que cada pessoa vistorie sua casa”, ressaltou.    



Atividades nas escolas formam multiplicadores



A equipe da Vigilância Ambiental também vai realizar atividades na Escola Municipal Juracy Varanda e no Centro Municipal de Educação Infantil Alkindar Cândido da Costa. Os alunos da escola, que têm entre 8 e 10 anos, vão assistir ao vídeo “Todos Unidos Contra a Dengue”, depois vão participar de um quiz sobre o tema. Além disso, haverá exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos no Programa de Saúde na Escola. As atividades começam às 8h e vão até 9h.



Os alunos da educação infantil, que têm até quatro anos, terão exibição de vídeo de fantoches “Quem Conhece Esse Mosquito?” com quiz sobre o tema; vão trabalhar a música “Era uma Casa”; e vão participar de atividade de pintura vai abordar “Dê uma mãozinha contra a dengue”. Tudo das 9h30 às 10h30.



Na Escola Estadual Rotary a ação, das 9h30 às 10h30, será coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estudantes com idades entre 13 e 17 anos participarão de palestra sobre cuidados ambientais e consumo consciente.

Comentários