Image
15 janeiro, 2018
Comentários

VR antecipa campanha de vacinação contra febre amarela e tranquiliza a população

Município disponibiliza 110 mil doses e descentraliza locais de vacinação

São mais se 40 pontos de vacinação em toda a cidade. Todos os postos, a partir desta terça-feira, dia 16, estarão atendendo à população das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O anúncio oficial foi feito nesta segunda, dia 15, na sede da Secretaria de Municipal de Saúde, pelo prefeito Samuca Silva, pelo Secretário Alfredo Peixoto e outras autoridades municipais de saúde.

Samuca Silva comunicou que 110 mil doses, disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde, estarão em todas as unidades da Atenção Básica. “Esse número de doses permitiu a descentralização da oferta. Agora, todas as 44 Unidades Básicas de Saúde vão aplicar a vacina. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h”, afirmou o prefeito, acrescentando que “de acordo com a procura pela vacina, será verificada a necessidade, ou não, de abrir as unidades também aos sábados”.

Samuca Silva também afirmou que, apesar dessa intensificação da oferta da vacina contra a febre amarela, Volta Redonda vai participar da campanha prevista para fevereiro. “Vamos abrir as unidades no sábado, 24 de fevereiro, previsto como o Dia D da campanha de vacinação”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o município vacinou, em 2017, mais de 40 mil pessoas. “Agora, temos quase três vezes o número de doses e vamos atender uma parcela bem maior da população, principalmente, com o acesso facilitado”, disse Alfredo, completando que o governo do estado se comprometeu a enviar mais doses se houver necessidade.

“A vacinação contra febre amarela é muito importante para toda a população, mas os moradores de áreas rurais e áreas limítrofes a áreas silvestres, além das pessoas que vão viajar para áreas endêmicas, devem ter uma preocupação um pouco maior e se vacinar o quanto antes”, esclareceu Alfredo Peixoto. Ele lembrou ainda que a transmissão urbana da febre amarela se dá pelo Aedes Aegypit, mesmo mosquito que transmite a dengue, zika e chicungunya. “Temos que nos dedicar a eliminar os focos de mosquito dentro de casa. Essa participação das pessoas é fundamental ” .





Quem deve ser vacinado

O público alvo da vacina é formado por pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos. Os idosos, a partir dos 60 anos, as gestantes e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica.

“Apesar de pesquisas terem mostrado eficácia da vacina contra a febre amarela quando aplicada em doses fracionadas, Volta Redonda optou por disponibilizar a dose plena. São 0,5 ml com aplicação subcutânea”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Milene Paula de Souza.

Comentários