
VR: após conclusão de obras de nova galeria de drenagem, vias do Retiro recebem novo asfalto
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), concluiu mais uma intervenção de drenagem de águas pluviais — desta vez no bairro Retiro — e o trecho onde o serviço foi realizado já recebeu novo asfalto. Segundo a SMO, o objetivo do projeto é recuperar as margens do Córrego do Açude, com a implantação de um controle de vazão na Avenida General Euclides Figueiredo, desviando o curso atual do Córrego dos Carvalhos, que agora passa a desaguar no Córrego União, melhorando a vazão e evitando alagamentos na região.
A obra de canalização teve uma extensão de 177 metros, utilizando galerias pré-moldadas de concreto armado, com 2,8 metros de largura por 1,8 metro de altura. Ao longo de sua extensão, a galeria recebe, em vários pontos, afluentes de pequenos córregos e nascentes que contribuem para a formação de uma bacia hidrográfica. Com a conclusão da obra, a captação foi invertida, e agora a água da chuva passa a ser escoada para essa nova galeria na Avenida Euclides Figueiredo.
“Essa obra é mais uma que vai acabar com os transtornos enfrentados por moradores e motoristas durante períodos de fortes chuvas. Temos atuado em diversos bairros com esse objetivo, e este serviço, em particular, demandou grandes esforços para sua conclusão”, destacou o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles.
Além das intervenções de drenagem, o local recebeu quase 3,4 mil metros quadrados de nova pavimentação asfáltica — sendo 1.750 m² na Avenida General Euclides Figueiredo e 1.625 m² na Avenida Parnaíba — totalizando um investimento de R$ 488.958,46. A sinalização horizontal das vias, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SMTU), será realizada na próxima semana, conforme informado pelo secretário da pasta, Paulo Barenco.
O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que o município conta com uma grande quantidade de córregos em áreas densamente povoadas, ocupadas em décadas passadas, que hoje demandam intervenções para evitar alagamentos em vias públicas e residências.
“Em todas as nossas administrações, sempre nos preocupamos com as áreas de risco de alagamentos. Esta obra no Retiro certamente será muito importante para os moradores e para quem circula pela região, que não precisará mais se preocupar com transtornos relacionados a enchentes”, afirmou o prefeito.
Comentários