VR: Ballet GACEMSS apresenta Paquita e Gota D’água
O Ballet Gacemss vai apresentar uma programação especial que vai agradar tanto aos amantes do ballet quanto os da dança contemporânea. Nos dias 20 e 21 de maio serão reapresentados o segundo ato do ballet Paquita e o espetáculo de dança contemporânea Gota D' água.
Paquita
A história transcorre em Saragoza, na Espanha. Uma festa acontece na casa de Dom Lopez em homenagem ao memorial do general francês assassinado Charles d’Hervilly. Todos estão sentados esperando a dança dos ciganos. Dom Lopez tenta aproximar Lucien, seu filho, da filha do governador. Os dois jovens não gostam muito da ideia. Uma música viva e alegre anuncia um grupo de ciganos. Entra Paquita, a cigana, e Inigo, o chefe dos ciganos e começam a dançar.
Paquita e Lucien trocam olhares. Ao acabar a dança, Inigo pede a Paquita para passar o chapéu entre os convidados. Porém, ela estava presa a tristes pensamentos: um medalhão que ela conservou desde criança, representando o quadro do seu pai. Inigo ameaça bater-lhe, quando Lucien surge na sua frente. Sem ser visto, Inigo roubara o medalhão de Paquita. Esta fica transtornada quando dá por falta da miniatura e acusa Inigo. Lucien quer prendê-lo, mas o governador intervém. Inigo percebe o interesse de Lucien em Paquita. O governador chama Inigo e juntos tramam a morte de Lucien, combinando de usar Paquita para atraí-lo. Paquita e Lucien encontram-se a sós e ele pede a ela que fuja com ele. Ela, assustada, não aceita. Todos vão embora, e Lucien diz que irá depois, porque os ciganos darão uma festa em sua homenagem. Enquanto isso, Inigo e o governador estão tramando a morte de Lucien.
Quando Paquita escuta que eles colocarão veneno na bebida do jovem, eles se retiram e, Paqu ita, nervosa, faz barulho. Inigo a surpreende, mas ela o convence que acabara de entrar. Entra Lucien, que pede abrigo a Inigo, que concorda. Paquita tenta avisá-lo por sinais de que corre perigo. Inigo pede que Paquita prepare a refeição. Lucien se dá conta do perigo. Durante o jantar, Paquita mostrará o que ele pode beber ou não. Ao chegar a bebida envenenada, Paquita derruba uns pratos e, na confusão, ela troca os copos. Inigo bebe o copo com veneno e logo depois adormece, deixando cair o medalhão que havia roubado de Paquita.
Ela pega o medalhão e foge do perigo com Lucien, pois os guardas do governador iriam chegar para matar Lucien. Os dois vão até a casa do Conde de Hervilly, onde contam que o governador tramou tudo com o cigano. Paquita reconhece a fisionomia do Conde como se fosse seu pai. O Conde diz que ela era sua sobrinha, e que seu irmão havia sido morto por ciganos. Ela entende ser a única sobrevivente do ataque, passando a ser criada por Inigo. O Conde manda prender toda a comitiva do governador, e adota sua sobrinha dando uma bela festa junto com Lucien.
Gota D'água
Traz para o palco a sugestão de questionar até onde vai o limite do ser humano. E que limite seria esse. Cada pessoa traz em si uma personalidade e uma forma diferente de ver e viver a vida, possuindo características próprias e heterogêneas. O que para uns pode ser motivo de perca do controle, para outros pode ser apenas mais uma gota, ou mesmo a primeira. Enquanto para uns o copo está meio cheio, para outros está meio vazio.
Entender que essas diferenças existem e são cruciais para que as relações humanas se estabeleçam de forma harmônica e consistente, é de extrema importância e relevância. Acessar o lugar que permite apropriar-se da capacidade de autoconhecimento, apontando seus limites e entender que os mesmos podem ser refeitos e reajustados, é um exercício de extrema dificuldade. E é ele que faz com que esse grupo de bailarinos e bailarinas, jovens e experientes, se una, no palco, colocando-se a prova e “testando seus limites”, conduzindo consigo o público, que poderá passar por diversos momentos de se encontrar, também, “no limite”.
Quais são os seus limites?
Na ocasião também serão apresentados os bailarinos selecionados para integrar a Rumo Cia de Dança - a primeira do sul do estado.
Contato:
Izabel Santos Leal - Diretora do Ballet GACEMSS - (24) 99994-0236 (whatsapp)
Serviço:
Ballet GACEMSS apresenta "Paquita" e "Gota D'água"
Dias: 20 e 21 de maio (sábado e domingo)
Horário: 20 horas
Local: Teatro GACEMSS 1 (450 lugares)
Classificação: Livre
Entrada: 1 caixa de leite que deverá ser trocada pelo ingresso na Secretaria de Atendimento do GACEMSS - dias 18 e 19 (quinta e sexta) - 9h às 12h // 14h às 17h
Comentários