Image
19 novembro, 2025
Comentários

VR: Hospital São João Batista atinge marca de 1,2 mil kits do ‘Alta Feliz’ entregues em 2025

O casal Laís Oliveira Araújo Lessa e Nicholas Coutinho Lessa da Silva e a recém-nascida Aurora, moradores do bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, formam a família número 1,2 mil a receber o kit “Alta Feliz” em 2025. O enxoval, entregue aos bebês que nascem na maternidade do Hospital São João Batista (HSJB), da rede municipal de saúde, conta com bolsa personalizada do projeto, fralda, toalha, meias, trocador, diploma de nascimento e uma cartilha para a mãe com orientações sobre os cuidados com o bebê.

Essa cartilha também está disponível para as mães em áudio e em vídeo com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), e pode ser acessada ao escanear o QR Code dentro do kit.

“Adorei receber esse presente de boas-vindas para a Aurora – que nasceu no último domingo, dia 16, e teve alta nessa terça-feira, dia 18. Foi uma surpresa para mim, não sabia desse carinho, desse mimo que a equipe do hospital prepara para gente”, disse Laís, reforçando que é tudo muito bonito e a cartilha vai tirar muitas dúvidas neste início de cuidados com a bebê em casa.

O pai da Aurora, Nicholas, afirmou que a entrega do kit fecha com chave de ouro a boa experiência que tiveram ao ter a bebê no Hospital São João Batista. “Fomos muito bem atendidos aqui. A equipe é atenciosa e competente. A Laís teve a Aurora de parto normal, foi muito rápido e tranquilo”, agradeceu.

Para a coordenadora da Pediatria do HSJB, a médica-pediatra Thais Ferraz, a entrega do kit “Alta Feliz”, com itens essenciais, humaniza o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). “Todos os bebês nascidos na unidade, incluindo os que vão para a UTI Neonatal, recebem o kit do projeto. Todo mundo gosta de um mimo, mas sei que é importante, principalmente, para as famílias que não tiveram condições financeiras para a compra do enxoval antes da chegada do filho”, falou.

“Somente em 2025, foram 1,2 mil kits do ‘Alta Feliz’ entregues. Em janeiro deste ano, houve uma atualização das informações na cartilha para as famílias, porque sabemos da dificuldade que as mães têm nos primeiros dias. E a felicidade delas quando recebem o enxoval é muito gratificante. É mais um carinho nesse momento tão especial”, destacou a médica.

O diretor-geral do HSJB e vice-prefeito, Sebastião Faria, lembrou que a unidade voltou a ser referência em pronto atendimento na saúde pública. “E é muito gratificante ver o crescimento dessa iniciativa pioneira, iniciada em 2024, que tem contribuído com tantas famílias. Com o ‘Alta Feliz’, o hospital, que é referência como maternidade de alto-risco na região, oferece tratamento ainda mais completo às mães e aos recém-nascidos”, afirmou Faria.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, também falou sobre a importância do projeto “Alta Feliz”. “É um projeto muito especial e que temos orgulho de manter em nossa cidade. O kit garante apoio tanto na questão do enxoval como nas informações de como cuidar do bebê nos primeiros dias. A maternidade do Hospital São João Batista segue como referência, dando exemplo de tratamento humanizado”, disse.

Comentários