VR: inscrições para o Edital de Premiação Cultura Viva prosseguem até o dia 24
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Volta Redonda segue com inscrições abertas, até o próximo dia 24, para a segunda edição do Edital de Premiação Cultura Viva. A iniciativa vai selecionar 12 entidades e coletivos culturais que receberão recursos do governo federal, totalizando R$ 172.891,82, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), repassados pelo Ministério da Cultura (Minc).
Cada entidade ou coletivo selecionado será contemplado com o valor de R$ 14.407,65. O edital tem como objetivo reconhecer e premiar os chamados Pontos de Cultura – sejam eles formalizados (com CNPJ) ou não – e ainda certificar novos Pontos e Pontões de Cultura, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pelo edital.
Podem participar do processo seletivo entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos e coletivos informais, todos com atuação cultural comprovada de pelo menos dois anos junto à comunidade local. Não é permitida a inscrição de pessoas físicas, Microempreendedores Individuais (MEI) ou organizações com fins lucrativos.
O edital reserva, além da ampla concorrência, cotas para pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência. Os candidatos inscritos passarão por etapas de seleção e habilitação, nas quais serão definidos os coletivos e entidades contemplados. O edital tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital, anexos e formulário de inscrição estão disponíveis no site http://pnab.voltaredonda.rj.gov.br. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelos e-mails pnabvr@gmail.com e cultura.fomento.vr@gmail.com, ou pelo telefone (24) 3512-9851. Além disso, na próxima segunda-feira (14), será realizado um plantão para tirar dúvidas na sede da SMC, das 8h às 11h e das 14h às 16h.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destaca que o edital é uma construção em conjunto da SMC, do Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda e do Ministério da Cultura. “Através desse edital, vamos reconhecer e premiar entidades culturais e pontos de cultura que vêm trabalhando e formando a identidade cultural de Volta Redonda nos últimos anos”.
Comentários