30 junho, 2017
Comentários

VR: Internos do Degase participarão de projeto esportivo federal

Os internos do Cense (Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustará), unidade de internação do Novo Degase, serão beneficiados pelo Programa Esporte e Cidadania para Todos, do Ministério do Esporte. Os detalhes para o início do programa foram acertados em uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 29, no próprio Degase, no bairro Roma. Os coordenadores informaram à direção do Degase que o programa será implantado a partir do dia 17 de julho e que os internos poderão escolher e praticar três modalidades esportivas: a arte marcial jiu-jitsu, futsal e vôlei.
Na reunião estiveram presentes o diretor do Cense, Pedro de Oliveira Paiva, o diretor técnico, Augusto Cesar Andrade Moura, a pedagoga, Juliana Baratieri Valente, o diretor operacional socioeducativo, Carlos Alexandre dos Santos Monteiro, o coordenador regional do Degase, Adriano Guedes Custódio, Elton Bergone, professor do projeto e Laiam Bergone, coordenador regional do programa.
As atividades terão carga horária semanal de 20 horas, inclusive acontecerão aos sábados, segundo afirma o coordenador Laiam Bergone. “Teremos quatro profissionais para atuar no programa, sendo dois professores de educação física e dois de artes marciais”, detalha. O programa é gerenciado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e está sendo trazido para o município através do gabinete da vereadora Rosana Bergone (PRTB).
O coordenador regional do Degase do Sul Fluminense, Adriano Guedes Custódio, falou que os 167 internos poderão escolher a modalidade que deseja participar. “Este programa ajudará na ressocialização e melhoria da saúde deles. O tempo deles será ocupado e também farão a interação com outros internos, já que os esportes são coletivos”, destacou o coordenador. “Mesmo sabendo que eles têm a liberdade restrita, não podemos tirar deles o direito e ao acesso a este programa de ressocialização, que tem uma relação de respeito, disciplina e tudo que o esporte pode proporcionar para eles. E com certeza, será muito importante para todos”, disse o diretor.

Esporte e Cidadania nos bairros - A vereadora Rosana Bergone destaca que o mesmo programa também vai beneficiar mais 1200 crianças e adolescentes de Volta Redonda e Pinheiral com núcleos esportivos em seis regiões da cidade e será iniciado nos próximos dias. “Além dos internos do Degase, o Ministério do Esporte vai implantar seis núcleos esportivos, que vai colocar a nossa garotada de 6 a 17 anos para praticar esporte todos os dias”, explicou a vereadora.
“Este é o segundo projeto federal que trazemos este ano para a cidade. Em fevereiro tivemos a Colônia de férias do Brincando com o Esporte que levou diversão e esporte para mais de 400 crianças da região da Vila Brasília”, lembrou Rosana.
Os núcleos do projeto nos bairros serão implantados na Região da Vila Brasília, Verde Vale, Três Poços, Roma, Santo Agostinho e Açude. “Estou muito grata ao Leandro Cruz, secretário Nacional de Esporte e ao Ministro do Esporte, Leonardo Picciani por confiar na minha equipe para direcionar o programa em Volta Redonda”, completou a vereadora.

Comentários