Image
05 dezembro, 2018
Comentários

VR: Moradores pedem conclusão de rua que liga Fazendinha ao Verde Vale

A conclusão das obras de uma rua que vai ligar os bairros Verde Vale, através da Rua Jaqueira e Fazendinha, pela Rua A, é um sonho dos moradores das duas comunidades há mais de quatro anos. A vereadora Rosana Bergone esteve nos bairros na tarde desta terça-feira, dia 04, para ouvir os moradores levando o seu projeto Vereadora Presente. O acesso já recebeu terraplanagem e meio-fio, que estão deteriorados com o tempo, mas nunca foi finalizado. A passagem pelo local é tão necessária, que mesmo sem a conclusão da via, os moradores utilizam parte da rua e uma trilha precária de terra para se deslocar entre os dois bairros. O caminho é usado por centenas de moradores diariamente.

De acordo com o aposentado, Sebastião Miguel Sobrinho, 58 anos, que mora no Fazendinha, a conclusão da rua seria um grande benefício para os moradores. “Quando chove, a passagem pela trilha é inviável. Para ir de um bairro ao outro pelas ruas normais, a volta é muito grande, e por aqui seria mais fácil”, explicou. A professora de Educação Física, Naiara Mariano, 26 anos, dá aulas em projetos esportivos dos dois bairros e utiliza a trilha para se deslocar. “Uso este caminho para cumprir o horário das aulas, mas eu preciso passar em um local mais seguro”, espera a professora. Moradora do Fazendinha há 40 anos, Luzia Correia da Silva, 60 anos, disse que muita gente joga terra e lixo na trilha. “Temos muita necessidade que a rua fique pronta. Eu quero pedir para que o prefeito olhe por nós”, disse ela.

Já o líder comunitário do Fazendinha, Valdomiro Rosa Lopes, disse que os moradores passam por ali, porque utilizam os serviços do Verde Vale. “A maioria das crianças daqui estuda nas escolas do Verde Vale e as famílias utilizam o Cras do Verde Vale. Precisamos também do comércio de lá. A rua resolveria o problema”, afirmou. O conselheiro do Furban, Antonino Zacarias Filho, também acompanhou a vereadora na visita à localidade. “A cobrança é muito grande. A prefeitura e o Furban precisam agir rápido, antes que ocorram ocupação da terra que está destinada a este acesso. A conclusão dá obra tem que ser rápida”, disse Zacarias.

A vereadora Rosana Bergone lembra que, através da Associação de Moradores do Verde Vale, a qual é presidente, e por seu gabinete na Câmara Municipal, já fez inúmeros pedidos para a conclusão da obra. “A obra é uma de nossas Emendas Impositivas nº 43, mensagem 38/2017, garantida por Lei do Legislativo, programada para ser executada ainda este ano, mas que a prefeitura até agora não cumpriu. O prefeito tem prazo até 31 de dezembro, vamos aguardar. Será que ele vai respeitar a uma Lei da Câmara Municipal?”, questiona a vereadora. “O local era para ser um escadão, mas com o crescimento dos bairros, viu se a necessidade de abertura de uma rua. E os moradores esperam a via seja concluída. O pedido é justo e eu estou do lado deles”, pontuou Rosana.

Mais pedidos – Rosana também ouviu dos moradores da Rua A, no Fazendinha, o pedido de urbanização do final da Rua, colocação de água e construção de rede de esgoto no local. Com a falta de urbanização, a terra que desce desta localidade invade toda a extensão da Rua A, parte da Rua Deolindo Miguel e Rua Jaqueira, no Verde Vale, que ficam todas tomadas pela lama e dificultam a passagem dos moradores. Já na Rua Jaqueira, no Verde Vale, o morador Sóstenes Vilela, 48 anos, sugeriu que seja construído um mata-burro para conter a água da chuva que desce desta rua, que precisa ser finalizada.

Comentários