06 novembro, 2017
Comentários

VR participará do Índice de Governança Municipal


Dados são medidos pelo Conselho Federal de Administração e serve para avaliar a gestão pública

O Conselho Federal de Administração (CFA) apresentou nesta segunda-feira, dia 6, a metodologia do Índice de Governança Municipal (IGM/CFA) aos membros da Prefeitura de Volta Redonda. O evento aconteceu no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no Aterrado. A ideia do índice é avaliar a gestão pública municipal em todo o país em três aspectos: Fiscal, Gestão e Desempenho, segundo Wagner Siqueira, presidente nacional do CFA.

“Temos desenvolvido ferramentas para o diagnóstico nas gestões públicas. O sistema é para ajudar a monitorar e orientar os administradores públicos. Nós, do CRA (Conselho Regional de Administração) e CFA, trabalhamos de forma colaborativa e não crítica”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Administração.

A variável do IGM/CFA é de zero a um e, quanto mais próximo do índice ‘Um’, melhor o desempenho da gestão. No ano passado, Volta Redonda não participou do índice. A medição baseia-se em dados públicos, em áreas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Informatização, Servidor Público, Transparência, entre outras.

Além da gestão pública, o IGM/CFA pode ser utilizado pelo próprio cidadão dando maior transparência e estimula o acesso à informação. Para o setor privado, o índice serve para orientar empresários locais a investir em seus negócios ou atrair novas empresas ao município, gerando emprego e renda.

“A atual gestão de Volta Redonda reconhece a importância da temática e deste índice. Indicadores e metas são aplicados em cada secretaria e são analisadas em reuniões com o prefeito Samuca Silva. Tudo que for pensado para melhorar a gestão pública é válido”, frisou Júlio Andrade, secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, que representou o prefeito de Volta Redonda.

Comentários