20 junho, 2018
Comentários

VR: Samuca Silva participa de Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares

O primeiro Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares aconteceu na noite desta terça-feira, dia 19, e teve a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. A festa, que também foi em comemoração ao 28º aniversário do Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília, também homenageou 14 pessoas em duas vertentes: um grupo de destaque de cultura afro e outro de preservação da memória ancestral.



“Pessoas que foram e são referências na cultura afro de Volta Redonda precisam sempre ser lembradas. A memória das lutas jamais pode ser esquecida pela população. E o prêmio tem a função de relembrar essas personalidades. Fico feliz também que a população tem um local (Memorial Zumbi) para utilizar e valorizar a cultura afro”, afirmou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que é neto de índio.



Aline Ribeiro, secretária de Cultura de Volta Redonda, concordou e complementou: “Não podemos deixar que histórias afros importantes caem em esquecimentos da população. E essa é uma das funções do Memorial Zumbi em Volta Redonda, que também conta com exposições, oficinas e locais de encontros de coletivos da cidade”.



Os homenageados foram na cultura afro: Julinho dos Palmares e Natache (música); Nilzete Xavier (dança); Schneider Lucas (artes visuais); Antônio Carlos Rodrigues e Jéssica Regina (literatura); Caio Moares e Mônica Melanie (artes cênicas); Douglas Lucas e Clarete Braz (educação); Joaberson Castro e Josiane Cirino (empreendedorismo); e Ivanilde da Silva e Bruno Nery (humanidade e cidadania).



Os homenageados na categoria de preservação da memória ancestral como Prêmio Zumbi foram: Joabes Manoel (in memoriam), João Laureano e Sérgio Zacarias (in memoriam). Os contemplados com o Prêmio Dandara: Maria da Glória; Bernadele Dias Paulino (in memoriam); e Maria Eunice dos Santos Dias.  



Dentre as programações culturais, tiveram a apresentação da banda Liniker e os Caramelows que animaram os participantes da primeira edição do prêmio.


Comentários