12 setembro, 2016
Comentários

VR: Suser instala paraciclos na Vila Santa Cecília e no Aterrado

Projeto inicial vai oferecer 40 vagas para bicicletas, com local para prendê-las; estimativa é chegar ao fim do ano com 200 vagas

        A Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) de Volta Redonda termina nesta segunda-feira (dia 12) a instalação de paraciclos na Vila Santa Cecília e no Aterrado, oferecendo um total de 40 vagas para bicicletas. Os paraciclos – com local para que os ciclistas possam prender as bicicletas, utilizando as trancas apropriadas – foram instalados nos arredores da Praça Brasil e do Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, e na esquina da Avenida Paulo de Frontin com a Rua Cincinato Braga. Neste local a instalação será concluída na segunda-feira.
        “Os locais estão devidamente sinalizados, e os paraciclos foram instalados em uma vaga de automóvel, o que preserva o espaço da calçada para os pedestres. A ideia é promover cada vez mais o uso da bicicleta como alternativa de transporte, principalmente para pequenos percursos”, explicou o diretor presidente da Suser, Paulo Barenco, acrescentando que em cada vaga de automóvel, podem ser estacionadas oito bicicletas.
De acordo com o presidente da Suser, os locais foram escolhidos a partir de sugestões de grupos de ciclistas da cidade, e analisando os pólos geradores de tráfego. Barenco salientou ainda que os pontos escolhidos são monitorados por câmeras de segurança. “Tomamos essa precaução para oferecer mais segurança para os usuários”. Barenco afirmou ainda que o projeto deve ser expandido para outras regiões da cidade. “Vamos acompanhar a utilização, o índice de ocupação, e a nossa meta é chegar a 200 vagas até o final do ano”, apontou.
MODELO – De acordo com o presidente da Suser, o modelo de paraciclo escolhido tomou como base os utilizados em algumas cidades do Sul do Brasil, onde os projetos de transporte cicloviário são mais disseminados. “O modelo escolhido é o que tem maior aprovação pelos ciclistas, em todas as cidades que pesquisamos. Há um local para que eles coloquem as trancas, tudo está sinalizado”, disse Barenco. O custo estimado para a instalação das 40 vagas é em torno de R$ 6 mil – com recursos próprios da Suser - englobando a estrutura do paraciclo, pintura, sinalização e mão de obra. Cada vaga tem um custo aproximado de R$ 150.

Comentários