05 junho, 2017
Comentários

Zoo de VR recebe 28 aves apreendidas e realiza evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Na semana que Volta Redonda está comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar Florestal entregou 28 aves que estavam mantidas em cativeiro, ao Zoológico Municipal de Volta Redonda. “Essas aves foram encaminhadas para o setor de biologia e veterinária do Zoológico, onde estão sendo cuidadas e alimentadas. E, posteriormente, serão transportadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) - unidade do IBAMA, responsável pelo manejo dos animais silvestres em Seropédica”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alfredo Peixoto de Oliveira Neto.

O secretário lamentou que apesar da proximidade das comemorações do Meio Ambiente, ainda existam pessoas com essa prática de perseguir e capturar espécies que devem ficar livres na natureza. “O cativeiro irregular é como uma prisão perpétua para o pássaro que mesmo sem ter feito nada é condenado a esse tipo de cativeiro por causa do seu belo canto. As pessoas com pouca consciência ambiental devem lembrar que isso é crime ambiental e que as aves estão protegidas pela Legislação Brasileira Ambiental”, enfatizou Alfredo.
Volta Redonda comemora o Meio Ambiente: Cidade vai ganhar
10 mil mudas

Neste domingo, dia 4, a prefeitura de Volta Redonda organizou diversas atividades para as famílias que foram ao Zoológico Municipal. As ações programadas tiveram como objetivo fortalecer a consciência ambiental das pessoas, despertando o interesse de crianças e adolescentes. Um grande público esteve no local, principalmente na parte da tarde. A programação foi elaborada pela secretaria municipal do Meio Ambiente, com apoio de parceiros.

O secretário da pasta destacou a importância da comemoração. “Neste 5 de junho, festejamos não somente o dia, mas também a semana do Meio Ambiente no Brasil. A secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda está aproveitando este espaço público do Zoológico, área com fragmentos da Mata Atlântica no entorno da Floresta da Cicuta, para comemorar e ampliar a educação ambiental. Nós já realizamos a conferência municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e também implantamos por decreto municipal a cobrança da taxa de licenciamento ambiental que é revertida ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que gera o Condema, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente”, explicou Alfredo – reforçando a importância da secretaria.
Ele acrescentou que a secretaria de Meio Ambiente dobrou o número de ações de fiscalização, aumentando assim as ações de defesa ambiental. “Instituímos, efetivamente, o cumprimento da lei que pune os maus tratos aos animais; formamos um conselho municipal de Meio Ambiente que estava parado há quatro anos, sem atuação; aumentamos a produção de mudas no Parque Natural Municipal Santa Cecília do Ingá e estamos nos preparando para o plantio no final do ano, em época ideal para o plantio de árvores de cerca de 10 mil mudas nativas da Mata Atlântica, acompanhando o principio da diversidade”, salientou o secretário.
O evento de domingo contou com a participação do grupo de ciclistas do Clube Adventures Bike. O eletricista Wesley Max, de 42 anos, destacou que a comemoração ajuda as pessoas no entendimento da importância de preservação do Meio Ambiente. “O planeta será bem melhor com a consciência ambiental individual e coletiva”, reforçou.
O veículo que faz Educação Ambiental Sobre Rodas, estacionado no Zoo, recebeu pais com os filhos para ver ovos de meu e de avestruz; chifre de cervo sambar; crânio de cutia, de leão e de tigre; aranha caranguejeira, barata de Madagascar; espécies de cobras jibóia, milho e cobra rei californiana; filhotes vivos de cágado e jabuti; penas de aves e pele seca de jibóia. As crianças que visitaram o veículo ganharam brindes. A bióloga Vanessa Nogueira, junto com o marido Fernando Luiz Costa, que é professor de Educação Física, levaram a filha Kyria de três ano ao evento. “É importante conscientizar as crianças logo cedo para preservar o Meio Ambiente. É uma ação linda e diferenciada que estão realizando aqui em Volta Redonda”, disse Vanessa.
Outros participantes das atividades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o casal Fernando Roberto e Claudete Silva, com a filha Ana Liz de um ano e sete meses também aprovaram. “Muito bom porque aqui tem espaço, tem muitas árvores. A natureza está presente, é um espaço público ideal para as famílias. Estamos gostando muito e viemos de Barra Mansa para curtir o zoológico e este evento maravilhoso”, contou Fernando.
Uma cozinha sustentável com as receitas de gelatina de caldo de beterraba, bolo de casca de banana, cocada de casca de melancia, suco de abacaxi era servida a todos pela chefe dos escoteiros, Michele Pacheco Gomes. “Montamos esse espaço para mostrar que é importante evitar o desperdício de frutas, legumes e comida no país. Muita coisa boa é jogada no lixo e pode ser reaproveitada para uma alimentação saudável”, concluiu Michele Gomes.
Samuca Silva destaca ações de políticas para o Meio Ambiente
No mês em que se comemora a Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura de Volta Redonda anunciou ainda a retomada da Coleta Seletiva. Desta vez, o serviço será feito em parceria com as três cooperativas registradas na cidade. “As cooperativas têm que ser autônomas o máximo possível. A prefeitura pode dar um apoio por um período, mas sou a favor da independência total das cooperativas. Quero que Volta Redonda seja referência na coleta seletiva. Quero conhecer bons modelos para adotarmos no município”, disse o prefeito Samuca Silva.
Atualmente, de acordo com as cooperativas, são recolhidas 100 toneladas de lixo reciclável por mês, o que correspondem a 5% do total da produção de lixo em Volta Redonda. A meta das cooperativas é que esse número aumente para 300 toneladas mensais ainda em 2017.
“Agora, os catadores de recicláveis serão microempreendedores. Vamos tratá-los como uma empresa que presta serviço à prefeitura. Haverá cobrança na qualidade de serviço, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e na organização das cooperativas”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente.

Comentários