24 novembro, 2014
Comentários

15:32 - Sicomércio de Barra Mansa luta pela instalação da 2ª Vara do Trabalho no município

"

O Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa está lutando para que seja instalada no município a 2ª Vara do Trabalho. Há três anos foi instalada a primeira Vara em Barra Mansa, no entanto, ainda não é o suficiente para atender a demanda de processos. Hoje, a Vara do Trabalho tem sete mil processos e o ideal, segundo a juíza do Trabalho de Barra Mansa, Adriana Cardenas Tarazona, seriam de 3,5 a 4 mil para que sejam processados em tempo hábil. “Hoje há demora na resolução por conta da quantidade de processos. Por isso, existe a necessidade de termos mais uma Vara do Trabalho no município”, frisou Adriana.


O pedido de instalação de uma nova Vara em Barra Mansa foi feito pessoalmente pelo presidente do Sicomércio, Alberto dos Santos Pinto, ao presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 1ª Região, desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, que recebeu o título de cidadão barramansense na última quarta-feira, dia 19, no auditório do Sicomércio. “Sabemos do empenho do presidente do TRT para a instalação da primeira Vara no município e precisamos contar novamente com seu apoio para que Barra Mansa ganhe a 2ª Vara do Trabalho”, frisou o presidente do Sicomércio.


O presidente do TRT lembrou que a Vara do Trabalho de Barra Mansa foi criada em 2003, por lei, mas só foi inaugurada oito anos depois, no dia 18 de novembro de 2011. “O fato de ter conseguido a instalação da Vara no município não dependeu só de mim. Contei com a ajuda do Aloizio Perez, pois foi uma indicação dele o imóvel; e o apoio do juiz Hugo Schiavo; do Toninho Feris, proprietário do imóvel; e do Luís Antônio Nogueira, que na época era secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. E conseguimos instalar a Vara em tempo recorde. Em três meses assinamos o contrato”, lembrou.


Quanto a instalação da 2ª Vara do Trabalho no município, Carlos Alberto informou que a criação de uma nova vara depende da existência de 1,5 mil novos processos por três anos consecutivos. “Agora que a Vara de Barra Mansa está fazendo três anos, por isso ainda não tem essa estatística. Mas tudo leva a crer que, num futuro próximo, teremos que propor a instalação de uma nova vara nesse município”, anunciou.


Título de cidadão barramansense


O título de cidadão barramansense, concedido através de um projeto de lei do vereador Luís Antônio Cardoso, foi uma indicação do advogado do Sicomércio, Aloizio Perez. “O dr. Carlos Alberto foi um dos idealizadores e executores da instalação da Vara do Trabalho em Barra Mansa, que era uma reivindicação antiga do Judiciário e nada mais justo do que fazermos essa homenagem a ele”, justificou Aloizio, lembrando que, antes da instalação da Vara, os advogados do município precisavam se dirigir a Volta Redonda, onde existiam duas varas e hoje conta com três.


“É uma homenagem pelos relevantes serviços prestados pelo dr. Carlos Alberto a nossa cidade. Por isso, assim que recebi a indicação do Aloizio, fiz o projeto de lei, que foi aprovado por unanimidade”, informou Luís Antônio. “Precisamos reconhecer o trabalho dos que realmente têm feito por nossa cidade, por isso é uma homenagem justa. Esperamos que Barra Mansa continue sendo lembrada pelo órgão”, ressaltou o vereador Ueslei Carlos de Brito, que participou da homenagem.


O presidente do TRT da 1ª Região agradeceu a homenagem e disse que ficou muito honrado em receber o título, pois é fluminense de Nova Iguaçu. “É bom se sentir em casa em outros territórios, principalmente onde temos jurisdição. Fico também feliz que essa homenagem ocorra no Sindicato do Comércio, tendo em vista que o comércio é o maior empregador do Brasil e pelo que ouvi, em Barra Mansa não é diferente. Portanto, é uma entidade que representa a maioria dos empregadores do município”, frisou Carlos Alberto.


O desembargador fez ainda questão de fazer uma menção sobre a bandeira de Barra Mansa. “Ela tem um brasão de armas e as três palavras que são o lema do município são paz, justiça e trabalho. Nada tem mais a ver com a Justiça do Trabalho do que essas palavras. É uma felicidade ser cidadão de um município que seu brasão prega que seja uma cidade ordeira, mas que haja justiça e paz”, finalizou Carlos Alberto, agradecendo a presença da esposa Nilda Drummond, que o acompanhou no evento.

 

"

Comentários