24 setembro, 2014
Comentários

09:05 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em Barra Mansa

"

Objetivo do evento foi provocar reflexão sobre questões relacionadas à deficiência.

A secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa promoveram nesta terça-feira, dia 23, na Praça da Matriz, no Centro, diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). O evento, que também contou com a parceria do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Apae BM (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa), teve como objetivo conscientizar a população de como contribuir para a acessibilidade da pessoa com deficiência.

“O objetivo da comemoração é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão plena dos deficientes na sociedade"" argumentou Maria José Cezar, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Além de receber panfletos informativos, quem passou pelas tendas na Praça da Matriz pode simular a vivência de pessoas com deficiências motoras, auditivas e visuais, além de conhecer programas e softwares de acessibilidade.

Durante o evento também foram ofertados exames de aferição de pressão arterial e de glicemia. O grupo Abadá Capoeira se apresentou junto com alunos da Apae BM e os alunos do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) expuseram seus trabalhos de artesanato para venda. “As pessoas com deficiência tem capacidade tal qual qualquer outra pessoa. Já temos construída uma política de visibilidade, mas o que precisa mudar é a cultura da sociedade para com as pessoas com deficiência”, afirmou Anamaria Linhares, coordenadora do Cemae.

Para o coordenador do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da secretaria municipal de Saúde, Wesley Abel Mariano, a data funciona como uma forma de sensibilizar a população. “Quando vemos as limitações e as dificuldades a que as pessoas com deficiências estão sujeitas, percebemos que é nossa obrigação ajudar e tornar as coisas mais fáceis para eles”, explicou Wesley, acrescentando que parte das orientações feitas aos visitantes se refere ao respeito às vagas de estacionamento ou lugares em transporte coletivo destinados aos deficientes.

"

Comentários