20 fevereiro, 2015
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10:40 - Procon BM divulga pesquisa mensal da cesta básica

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Dúzia de ovos brancos teve alta de 15,85%; quilo do macarrão caiu 12,43%

O Proconde Barra Mansa realizou pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica em 11 supermercados do município. A coleta de dados, divulgada nesta sexta-feira, dia 20, aconteceu entre os dias 09 e 12 de fevereiro. Foi verificada variação de - 0,65% em comparação a pesquisa do mês de janeiro passado.

Entre os produtos que sofreram alta no ramo alimentício, a dúzia dos ovos brancos aparece em destaque, com aumento de 15,85%. Entre um estabelecimento e outro, o produto pode ser encontrado ao preço de R$ 2,59 a R$3,98. O pacote de arroz (5 kg) tipo 2 teve alta de 9,41%, podendo ser comprado de R$ 9,98 a R$ 14,60.

O quilo domacarrão teve queda de 12,43%, podendo ser encontrado nas gôndolas dos supermercados com preços que variam entre R$ 2,75 a R$ 3,34.  O preço do quilo do contra filet também caiu em 4,48%. O produto varia entre R$ 19,90 a R$ 25,91.No setor de limpeza, sobressaem a água sanitária com alta de 6,98% e preços que variam de R$ 2,69 a R$ 3,79; e o sabão em barra (200 gramas) que teve queda de 14,29%, sendo vendido entre R$ 0,69 a R$ 1,35.

Segundo o gerente do Procon BM, Bruno Volpe Maciel, o preço médio da cesta básica de fevereiro é  de R$ 184,41.""No supermercado Beira Rio, o custo final da cesta é de R$ 177,56, enquanto no Supermarket, o valor é de R$ 193,85. Diante dessas variações, fica a recomendação de sempre pesquisar os preços antes de efetuar as compras. Outra dica para economizar é buscar os produtos da época,já que com grande oferta a tendência é de que os preços sejam mais acessíveis"", explicou.

Bruno ainda enumerou algumas dicas de economia. ""Se o preço do produto estiver em alta, não compre e o substitua por outro. Uma boa opção é procurar por marcas da própria rede, que costumam ter qualidade e preços mais baixos. Alguns produtos, como azeitonas à granel, têm o preço mais em conta. Vale lembrar que nem sempre as promoções correspondem ao custo mais econômico. Isso pode ser observado com frequência nos itens de limpeza. E para finalizar, se o dinheiro está curto, nada de levar crianças ao supermercados ou ir às compras com fome. Os pequenos têm necessidade de descobrir as novidades expostas nos estabelecimentos e a tendência de quem está com fome é duplicar a quantidade de mercadorias nos carrinhos"", concluiu Bruno Maciel.

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