10 abril, 2015
Comentários

11:23 - Comércio de Barra Mansa funcionará normalmente no Dia de São Jorge

"

O comércio de Barra Mansa funcionará normalmente no dia 23 de abril, quando é comemorado o Dia de São Jorge no estado do Rio de Janeiro. Para aquecer as vendas neste dia, o Sicomércio de Barra Mansa, em parceria com a CDL, está preparando uma campanha para divulgar a abertura. Desde que foi instituído o feriado de São Jorge, em 2008, as entidades têm realizado essa campanha e o resultado tem sido satisfatório. Apenas em 2012, devido ao atraso na assinatura da Convenção Coletiva entre o Sicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Barra Mansa, o comércio não funcionou nesta data.

“Só de feriados nacionais em dias úteis temos dez este ano, contra sete do ano passado. Fora os estaduais, que temos dois em dias úteis, São Jorge e Consciência Negra, e municipais, que temos o de São Sebastião, padroeiro do município, que este ano caiu numa terça-feira, e o aniversário da cidade, que cairá num sábado. Por isso, a necessidade das entidades se unirem e realizarem campanhas de abertura das lojas nestas datas”, frisou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto.

A Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro) estima que, somente no estado, o varejo carioca deixa de circular R$ 974 milhões na economia por dia improdutivo. “Apesar de o turismo ser aquecido nos feriados, há, sim, perdas para o comércio. E não são apenas essas datas que geram impacto, mas os pontos facultativos também”, afirmou Christian Travassos, economista da instituição.

De acordo com Alberto, a cada ano o movimento de abertura das lojas no dia 23 tem se fortalecido mais, pois os comerciantes não aguentam mais tantos feriados. “Por conta disso, nossa expectativa é a melhor possível e esperamos uma abertura em massa do comércio lojista da cidade. Comércio de rua foi feito para funcionar, não para ficar fechado. Com as portas fechadas todos perdem: o empresário, o comerciário e, principalmente, o consumidor”, destacou o presidente do Sicomércio.

Ele lembrou que, se o comércio não abrisse no Dia de São Jorge, seriam três dias de lojas fechadas somente no mês de abril. “As lojas já ficarão fechadas na sexta-feira, dia 03, que é Sexta-feira da Paixão, e na terça-feira, dia 21, que é Dia de Tiradentes. Não poderíamos permitir que fechassem também na quinta-feira, dia 23”, frisou Alberto.

“Esta é mais uma importante ação de oportunidade de vendas, de fidelização de clientes e para gerar maior renda, não apenas para a empresa, mas para as equipes que recebem suas comissões. Esperamos ter uma boa adesão dos lojistas para que a data seja significativa para as vendas. E estamos na expectativa de que será”, ressaltou o presidente da CDL, Alício Camargo.

A abertura do comércio está prevista na Convenção Coletiva, que assegura o funcionamento no Dia de São Jorge, assim como nos feriados de Corpus Christi, Tiradentes e Dia da Consciência Negra. “Caso optem por abrir suas lojas nestas datas os comerciantes têm que pagar as horas com o adicional de 100% ou os comerciários compensarem estas horas com a diminuição ou supressão da jornada de trabalho em outros dias da semana ou do mês”, explicou o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez.

"

Comentários