25 julho, 2014
Comentários

11:44 - Inca terá unidade de saúde na Santa Casa de Barra Mansa

"

Hospital é o único do Estado do Rio apto a receber projeto Expande, do Ministério da Saúde

 

Com mais de dois mil metros quadrados, deve ser inaugurado até o fim de 2014, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A unidade de saúde vai funcionar em anexo à Santa Casa de Misericórdia, que é a única do Estado do Rio a possuir certificações adequadas para a construção da unidade. A obra está sendo realizada com verba federal e com contrapartida da Santa Casa, por meio do projeto Expande (Expansão da Assistência Oncológica), criado no ano 2000 pelo Ministério da Saúde, com coordenação do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

De acordo com o responsável pela elaboração do projeto em Barra Mansa, Sérgio Gomes da Silva, que também é médico e já foi secretário de saúde do município, a unidade deve atender cerca de 2,5 mil pessoas que estão, atualmente, sem cobertura médica na região. “Vamos absorver essa demanda, além de atender as pessoas que hoje em dia saem daqui para fazer tratamento no Inca. Isso acarreta em novas vagas que poderão ser abertas no Inca, além de qualidade de vida para os nossos pacientes”, comentou Sérgio.

A obra teve início há 10 anos e, de lá pra cá, alguns aditivos tiveram que ser feitos. Um investimento de, aproximadamente, 30 milhões de reais, contando com os equipamentos. “Temos equipamentos de última geração. Alguns já foram instalados e, em 90 dias, a obra, que está em fase final, deve estar concluída”, acrescentou o médico.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Barra Mansa, Rafael Milton Teixeira, a unidade representa um avanço e a realização de um sonho. “Houve uma análise de diversos aspectos, desde a legalidade documental, passando pelas condições técnicas do hospital, à qualidade do corpo clínico e nossos projetos para o futuro. Para a Santa Casa, oferecer esse tratamento de alta complexidade é muito importante, sobretudo pelo fato de nos tornar referência no tratamento do câncer, não só no estado do Rio, mas em nível nacional”, enfatizou Rafael.

Expande - O Projeto de Expansão da Assistência Oncológica foi implantado em 2000 pelo Ministério da Saúde, com a coordenação do Instituto Nacional de Câncer, visando a ampliação do acesso ao tratamento do câncer no Brasil, tendo em vista o desafio de reduzir as desigualdades regionais na oferta de assistência oncológica à população brasileira no SUS.

Em seu desenvolvimento, o Projeto Expande incorporou um novo paradigma na assistência oncológica, por fortalecer o modelo de atenção integral ao paciente de câncer, pela implantação de serviços que concentrassem numa mesma estrutura organizacional todas as modalidades terapêuticas necessárias ao tratamento do câncer: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Além disso, orientou o crescimento da rede assistencial a partir de critérios epidemiológicos, estimulando a organização de redes assistenciais hierarquizadas e regionalizadas junto aos gestores do SUS.

O processo de implantação destas unidades assistenciais mobilizou uma série de recursos do Inca, envolvendo diversas áreas de conhecimento em oncologia e prestando assessoria técnica. Ao todo foram desenvolvidos 24 projetos tanto de criação de Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com Serviço de Radioterapia quanto de ampliação da capacidade instalada em hospitais já habilitados em oncologia no SUS (Unacon e Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia - Cacon) em 11 estados do país. De todos os projetos, 18 estão concluídos e seis estão em andamento, com previsão de término até 2015, entre eles, o da unidade de Barra Mansa.

"

Comentários