11:45 - Vereador solicita instalação de brinquedoteca no Hospital Municipal, Ambulatório Central e Postos de Saúde de Itatiaia
"Brinquedoteca foi extinta do HMI, mas, poderá ser reconstruída
No último dia 04/12/13, o vereador Imberê Moreira Alves, preocupado com a humanização da Saúde no município de Itatiaia, foi autor da Indicação Nº 404/2013, que solicita, a instalação de uma brinquedoteca no Hospital Municipal, bem como, também, adequar este espaço, no Ambulatório Central e nos Postos de Saúde do Município.
Segundo Imberê, a Lei Federal Nº 11.104 de 25/03/2005 que tornou obrigatória a instalação de brinquedotecas (o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar) nos hospitais representa uma conquista no processo de modificação das estruturas hospitalares, tanto no seu aspecto físico quanto na modificação de mentalidades.
As brinquedotecas hospitalares vão muito além do sentido de diversão, salienta Imberê: “O brincar no ambiente hospitalar ou enquanto aguarda uma consulta médica, vem como um coadjuvante terapêutico ao alívio do estresse associado à internação. Através dos brinquedos, jogos e atividades lúdicas, os participantes de brinquedoteca vivenciam a internação e se permitem experimentar novas situações, buscando assim mecanismos para enfrentar os seus medos e angústias”, ressaltou o parlamentar.
Na brinquedoteca, as crianças têm a referência do seu espaço para a recreação e lazer. É o lugar onde a diferença não faz a diferença. São idades, histórias de vida, educação, formação familiar e personalidades diferentes, mas todos se entendem, pois o objetivo é comum – transformar pequenas intervenções em momentos de magia sedativa, esquecendo por instantes as restrições e limitações ao redor e vivendo o seu faz-de-conta através de brinquedos, jogos, leituras, colagens, montagens, música, arte, fantasias, ouvir a contadora de histórias e outros.
A brincadeira é a oportunidade de quem dirige a atividade de captar as reações e interpretações do que pode estar afetando ou contribuindo para o conforto ou bem estar do paciente. A diversidade de uma brinquedoteca está justamente pela forma que será montada e a riqueza está também na diferença.
A pediatra, Dra. Rosemary Gershon, que atende no HMI, desde 2007, explica: “Cada participação é única e pessoal e os momentos ali vivenciados podem transformar a ansiedade do desconhecido que cerca o ambiente hospitalar, em ansiedade do aguardar a brincadeira, a recreação, a novidade que por instantes transforma o medo em alegria. A aprendizagem da criança sujeita as internações frequentes, de certa forma, é interrompida e consequentemente comprometida, sendo esse o ponto onde é possível cruzar a importância da brinquedoteca com a atuação do psicomotricista”, acrescentando ainda: “Para crianças internadas é de fundamental importância enfatizar as atividades que se relacionam com brincar e desenhar, uma vez que estas atividades têm uma abrangência relevante na construção do processo de aprendizagem da criança.
A psicóloga hospitalar Sonia Garcia, adverte: “A brinquedoteca, ao trazer o impulso lúdico, que é um impulso de vida, oferece um meio importante para o doente, seus familiares e amigos superarem esta situação e, desta forma, buscar consciente ou inconscientemente a recuperação, superando o instinto de morte que age através da doença; portanto é um apoio terapêutico em forma de alegria, de brincar e de se expressar criativamente para todos, pois a doença é, em última instância, o conflito de viver. Trocar o estado de ânimo pode-se resolver este conflito”, ensina Sonia.
O secretário Municipal de Saúde João Ferreira de Lima adianta: “Poderemos re criar a brinquedoteca utilizando um espaço na porta de entrada onde as crianças que aguardam o atendimento podem fazer uso, é um espaço pequeno, mas, em condição, podemos colocar uma mesinha, papéis e uns lápis de cor, uma TV e todo um acolhimento em relação ao atendimento pediátrico, antecipa Lima, completando: “Isso é possível e na pediatria tem uma enfermaria, um espaço ao lado que pode dar uma revitalizada no espaço e instalar também uma brinquedoteca”, comenta e acrescenta: “Precisamos utilizar o espaço que antes existia uma brinquedoteca com a lavanderia e rouparia. Esse ano de 2012 foi o ano do novo pleito. Com a vinda de mais empresas e a melhoria do orçamento, acreditamos que ao longo do ano de 2014 consigamos avançar na melhoria da assistência pediátrica no nosso hospital”, finaliza o secretário.
"
Comentários