01 agosto, 2014
Comentários

11:52 - Projeto de lei de vereador muda nome da sala de espetáculos do Parque da Cidade

"

Nome homenageia legado da professora Lourdinha Chiesse, falecida em 1988

De acordo com a Lei Municipal no 4289, de 16 de junho de 2014, a Sala de Espetáculos Tulhas do Café, localizada no Parque de Cidade, passou a ser denominada Professora Lourdinha Chiesse, artista plástica, pianista, professora e atriz barramansense. Segundo o vereador Ivan de Rialto, autor da lei, o nome da sala presta homenagem ao legado da professora Lourdinha Chiesse.

""Ela prestou brilhantes serviços em prol da arte e da cultura municipal"", justificou o vereador, completando: ""Lourdinha foi uma educadora emérita, líder e, como tal, sabia capacitar pessoas e fornecer a elas o necessário para crescimento próprio"", falou o vereador, ressaltando que a aprovação do novo nome foi unânime na Câmara.

Rozan Silva, chanceler cultural da Febacla (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes) e membro da Academia Barramansense de História (ABH), contou que recebeu com muita satisfação a notícia da homenagem à professora. ""Foi seu pai, Arthur Chiesse, o fundador do Grecab, o Grêmio Cultural e Artístico Barramansense. Lourdinha foi atriz principal em muitas peças teatrais durante 25 anos. É uma homenagem merecida à uma personalidade de nossa cidade na área teatral"", afirmou Rozan.

Entre muitas histórias, o professor Luiz Amaral, ex-prefeito de Barra Mansa, contou sobre a trajetória da professora Lourdinha dentro do teatro. ""Eu participava como ponto de apoio dentro das peças teatrais no grêmio, para dar suporte aos artistas durante o espetáculo. Me lembro muito bem de Lourdinha e de como ela se doava à arte, além de ser uma professora muito responsável. Me recordo perfeitamente como ela amava o Grecab”, lembrou o ex-prefeito, revelando ainda que o dinheiro da venda dos ingressos das peças era usado somente para suprir as despesas do espetáculo. ""O montante que sobrava era doado para instituições de caridade do município”, recordou.

O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, afirmou ter ficado emocionado com a homenagem, que recebeu com grande surpresa. “Minha mãe viveu e respirou arte, dentro do teatro, artesanato e musicalmente, além dos serviços dentro de sala de aula, como professora de educação artística e educação física. Ela era uma artista que pode contribuir da melhor maneira possível para a cultura da cidade”, contou Cláudio Chiesse.

“A sala de espetáculo é um espaço para o desenvolvimento artístico e o seu nome representa uma personalidade de grande importância para Barra Mansa. Por isso, a homenagem realizada pelo vereador Ivan de Rialto presta também o devido reconhecimento à cultura municipal” disse o prefeito Jonas Marins, informando ainda que a inauguração do local acontecerá no dia 30 de outubro, e, a partir do dia 31 outubro, a sala receberá espetáculo aberto ao público.

Maria de Lourdes Pamplona Chiesse de Castro – Nasceu no dia 03 de junho de 1922, no município de Barra Mansa. Foi professora, artista plástica, pianista e atriz. Foi casada com Geraldo de Magella Castro, com quem teve quatro filhos: Moêma Maria Chiesse de Castro, Geraldo Magella Chiesse de Castro, Antônio Arthur Chiesse de Castro e Cláudio Eduardo Chiesse de Castro. Lecionou por mais de quatro décadas, realizou por trinta anos peças teatrais beneficentes na região, sendo atriz e presidente do Grecab (Grêmio Cultural e Artístico Barramansense). Lourdinha também foi membro fundadora do Movimento Barramansense de Expansão Cultural e membro fundadora do Grêmio Cultural e Artístico Barramansense, exercendo o cargo de presidente de 1975 até 1978. Foi também membro do clube das Domadoras dos Lions Club de Barra Mansa. Maria de Lourdes faleceu em 26 de fevereiro de 1988.

Ela recebeu durante da sua carreira o diploma de Mérito nas Artes Plásticas, conferido pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, dentro da 1º Mostra de Artes do Mobec. Recebeu a medalha de bronze conferida em 1982 pelo Governador Chagas Freitas, por 30 anos de serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro e a medalha Anchieta, conferida em 15 de outubro de 1990, pelos serviços prestados a educação no estado do Rio de Janeiro.

"

Comentários