13:21 - Câmara Municipal de Volta Redonda realiza Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana
"População reclamou amplamente sobre a atraso dos ônibus e o valor da passagem
Diante das constantes reclamações recebidas pela Câmara a respeito dos problemas que cercam o transporte público em Volta Redonda, o presidente da Casa, vereador Washington Granato (PTB), mediou esta semana uma Audiência Pública para tratar exclusivamente sobre Mobilidade Urbana.
Granato afirmou que um projeto com este cunho deve contar primordialmente com a participação da população, acrescentando que ninguém melhor do que os usuários diretos para colaborarem na criação de um plano funcional.
- Não podemos fechar os olhos para a atual situação do transporte público da nossa cidade. A população precisa participar, seja com ideias ou críticas. Até porque é ela que convive diariarimente com as deficiências do serviço - frisou.
Entre os questionamentos feitos pela população, a demora na espera dos ônibus, e o alto valor da passagem atrelado as péssimas condições de alguns coletivos, lideraram a pauta da Audiência.
Segundo alguns participantes e usuários do transporte público, após o lançamento do CittaMobi - aplicativo que permite ao usuário acompanhar o horário das linhas de ônibus - teria ficado ainda mais evidente o atraso dos coletivos. Ainda de acordo com alguns usuários, certos ônibus chegam a demorar 102 minutos, gerando uma lotação desproporcional no número de passageiros.
Uma das soluções apresentadas foi explanada pelo diretor-presidente da Suser, Paulo Barenco. Segundo ele, a criação do Corredor Estrutural de Transporte Público seria uma das opções apontadas para diminuir os congestionamentos, e aumentar a qualidade do serviço prestado.
- Neste modelo, os coletivos contarão com faixas exclusivas. Além disso, a população poderá usufruir de novas estações, que informarão, através de uma tela, o horário dos ônibus - falou.
Ainda sobre medidas que podem fomentar a Mobilidade Urbana do município, Barenco falou sobre a construção de novos viadutos, e sobre a implantação do Bilhete Único.
- Os viadutos são necessários em algumas áreas da cidade. Certos pontos se encontram sufocados. A população precisa de outras opções para se locomover - justificou.
Ciclovias
Um dos pontos abordados durante a Audiência diz respeito à construção de ciclovias que obedeçam as especificações da legislação vigente. Segundo Granato, o primeiro ponto que deve ser analisado - quando se fala sobre uso de bicicleta - é a diminuição da emissão de gases poluentes.
- É uma redução de poluição enorme. Além disso, a população poderá economizar, já que não gastará com a passagem. É uma maneira eficaz para diminuir o inchaço no trânsito. A partir de agora, temos que pensar na construção de ciclovias seguras e que atendam as necessidades dos usuários - completou.
Entretanto, Granato chamou a atenção para a instalação das ciclovias. De acordo com o parlamentar, uma parte dos estacionamentos precisariam ser retirados, o que implica na preocupação dos comerciantes.
- Tudo precisa ser estudado com cuidado. Temos que escutar os comerciantes e analisar as possibilidades com a participação de todos, inclusive da população. Caso seja necessário, novas audiências serão convocadas. Discutir amplamente a situação do município deve se tornar rotina e a participação da população regra para as deliberações - concluiu.
Comentários