19 agosto, 2014
Comentários

13:22 - Secretário de Saúde de Barra Mansa se reúne com moradores da Região Leste

"

Encontro teve como objetivo sanar dúvidas da população e mostrar melhorias realizadas no setor

 

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Jonathan Aguiar, se reuniu na noite desta segunda-feira, dia 19, com moradores da Região Leste, na Comunidade Eclesial José Operário, no bairro Boa Vista II. O encontro, que teve como objetivo sanar as dúvidas da população, foi idealizado pela equipe social Solidariedade e Paz, formada por representantes de diversos bairros da região. Segundo o secretário municipal de Saúde a iniciativa é interessante e produtiva. “É uma oportunidade para falar da saúde aqui da Região Leste e, de antemão, afirmo que todos nossos compromissos de campanha serão cumpridos. Estamos tratando a saúde com muita responsabilidade”, disse Jonathan, no início da reunião.

O coordenador da equipe social Solidariedade e Paz, José Amarildo de Almeida, explicou que cada comunidade fez um levantamento das próprias carências na área de saúde para expor ao secretário. “É uma oportunidade para todos participarem de uma conversa aberta e sem filtros. Podemos falar diretamente com o secretário e ele também pode falar com a gente sem passar por assessores”, comentou José Amarildo.

Os moradores levantaram a questão da falta de medicamentos e insumos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). “O posto do Boa Vista II é ótimo e os funcionários são muito atenciosos, mas a falta de alguns materiais de trabalho fazem com que o atendimento seja prejudicado. Esses dias o dentista não tinha luvas”, reclamou a comerciante, Elisa da Silva.

Jonathan informou que os medicamentos e insumos tiveram em falta por causa da licitação de grande porte que foi realizada pela secretaria, por meio de pregão eletrônico da Caixa Econômica Federal. “Foram adquiridos R$ 33 milhões em medicamentos e insumos, que já estão chegando ao almoxarifado da secretaria. Não foi um processo fácil de licitação, mas na última sexta-feira, dia 15, os materiais começaram a chegar e em, no máximo 15 dias, todos os postos estarão completamente abastecidos"", garantiu o secretário, informando ainda que é necessário que haja comunicação mais dinâmica nos postos para evitar a falta de insumos. “Temos o material e, às vezes, ele não chega às unidades de saúde por falta de comunicação. Estamos informatizando todos os setores da secretaria para que situações como essa deixem de ocorrer”, contou.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Região Leste foi outro tema em debate. “Demoramos para inaugurar a unidade porque ainda faltava repasse de recursos do governo federal. Isso foi feito recentemente e temos até o dia 30 de setembro para ter todos os equipamentos instalados”, garantiu o secretário, que frisou, ainda, que a prefeitura vai buscar recursos para os investimentos mensais de manutenção.

“Construíram uma UPA sem ter um planejamento de recursos para sua manutenção. São necessários R$ 1,1 milhão por mês para manter a UPA da Região Leste funcionando. Metade deste valor virá dos governos estadual e federal, mas a outra metade é de recursos próprios da prefeitura. Sabemos o quanto será benéfico à população desta região e vamos inaugurar a UPA, mas precisamos fazer isso com responsabilidade”, concluiu Jonathan.

O padre da comunidade, Carlos Alberto da Silva, que participou de toda a reunião, agradeceu a visita do secretário e falou sobre a importância de encontros como esse serem contínuos. “Esse diálogo democrático é muito bom para o desenvolvimento da saúde e para toda a população. Que tenhamos um novo momento como este, daqui uns meses, para darmos continuidade ao trabalho e avançarmos nas políticas para a saúde em nossa região”, solicitou.

"

Comentários