13:37 - Jonas Marins e conselheiros do Fundamp buscam alternativas para problemas da autarquia
"Implantação do serviço de pronto atendimento impactaria em 50% sobre as despesas
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 02, em seu gabinete, com membros do Conselho Deliberativo do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Públicos Municipais). No encontro foram debatidos os principais problemas da autarquia, entre eles o financeiro, e alternativas para amenizar a situação, como a implementação do serviço de pronto atendimento.
Segundo o presidente do Conselho Nilvaldo Oliveira Viana, a situação é delicada e a redução de despesas se faz necessária. ""Conseguimos reduzir a dívida de R$ 1,2 milhão para R$ 420 mil, mas ainda é preciso outros ajustes financeiros. Temos uma realidade em que os gastos com a saúde são crescentes e arrecadação não acompanha o mesmo ritmo. Ao contrário, vem caindo ao longo dos anos"", detalhou Nivaldo, explicando que as dificuldades também ocorrem em função da redução do número de conveniados ao Fundamp, já que antes a participação dos servidores no fundo era compulsória e agora, é facultativa.
A expectativa dos conselheiros é de que a partir da implantação do pronto atendimento seja possível reduzir em até 50% os gastos da autarquia, sem comprometer o atendimento. O serviço seria realizado por um médico, um técnico e um auxiliar de enfermagem. A equipe receberia de acordo com o número de atendimentos prestados.
Outro fator que incidiu sobre a redução dos recursos do Fundamp, segundo Jonas Marins, foi a falta de reajuste no percentual descontado do servidor. ""Em 2014, havia uma proposta do Conselho do Fundamp para reajustar os valores. Quando o documento chegou em minhas mãos, por uma questão de bom senso, achei que não deveria colocá-lo em vigor. Assim, o desconto se mantém em 9,1% sobre o salário do funcionário. Se por um lado, mantivemos o percentual de desconto, por outro temos que achar uma solução para sanar as finanças do Fundamp e, simultaneamente, melhorar a qualidade do atendimento"", observou o prefeito, ressaltando a importância de debater o assunto e achar uma solução viável junto com os Conselheiros do Fundamp.
Os repasses são único fomento financeiro do Fundo de Assistência Médica, que atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
"
Comentários