13:45 Vídeo fala dos benefícios do Programa Mais Médicos em VR
"
Mostra foi idealizada pela Organização Pan-Americana de Saúde
Um vídeo onde a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda avalia o Programa Mais Médicos – do Governo Federal - que desde a sua implantação na cidade, tem surtido resultados bastante produtivos. A mostra faz parte do oitavo episódio da Série Mais Médicos, idealizada pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), no Brasil. O objetivo é mostrar através de reportagens o dia a dia do Programa de Cooperação Técnica Mais Médicos. A cada edição, acontece o relato da experiência deste programa, em diversas regiões do país.
As reportagens abordam desde a chegada dos médicos cooperados até o processo de formação e integração com outros profissionais, até a percepção da população sobre o tema. O conteúdo fala ainda sobre os primeiros resultados obtidos, avanços, inovações e a troca de experiências. No vídeo apresentado por Volta Redonda, a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, além de avaliar o programa, apresenta depoimento de um médico cooperados sobre o trabalho desenvolvido na cidade e o acompanhamento à visita domiciliar. A experiência relatada pelo município revela ainda a opinião do médico sobre a deserção de alguns colegas e os testemunhos de enfermeiras sobre o Programa Mais Médicos.
“Estar na atenção básica não é muitas vezes a escolha de carreira de muitos médicos em formação no Brasil. A implantação desse programa fortalece a aposta de que a atenção básica é a ordenadora do Sistema Único de Saúde e que ela precisa ser muito qualificada em todo o país”, ressaltou a secretária de Saúde.
Com o reforço de oito médicos cooperados do quinto ciclo do Programa Mais Médicos, que chegaram à cidade em abril deste ano, Volta Redonda fortalece a Atenção Básica como a porta de entrada do sistema de saúde. Segundo pesquisas, relatadas pela secretária de Saúde, até 80% das demandas de saúde da população precisam ser atendidas na atenção básica e este é o motivo do forte investimento de recursos nesta área de atenção à população.
INTEGRAÇÃO – A integração dos médicos cooperados às unidades de saúde foi o primeiro passo para garantir o sucesso do Mais Médicos em Volta Redonda. Uma parcela dos médicos brasileiros acompanhou os médicos cooperados em suas primeiras consultas, mostrando as práticas no Brasil. Para integrar ainda mais a equipe, melhorando a qualidade da assistência, a secretária de Saúde destaca a formação e o intercâmbio de experiências, práticas que são tratadas como prioridades no município.
Entre os exemplos citados por Marta, estão os encontros mensais realizados pela SMS, como o chamado Espaço da Clínica, onde os profissionais da Atenção Básica se reúnem sob um determinado tema, discutem seus métodos de trabalho e compartilham informações. Em alguns casos, recebem especialistas para o aprofundamento do tema em pauta. A SMS promove ainda a Oficina da Gestão da Clínica, que é um encontro bimensal de médicos e enfermeiros da Atenção Básica para discutir seus processos de trabalho, com o objetivo de tratar sobre o cuidado da clínica. Nos encontros e oficinas são discutidos inúmeros assuntos, como a necessidade de resgatar princípios, o vínculo médico-paciente, o cuidado na responsabilização, a população e a promoção de saúde.
Apesar de todo o empenho em garantir o sucesso, o Programa Mais Médicos, esbarrou em algumas resistências. Algumas redes de farmácias particulares, por exemplo, dificultaram o trabalho destes profissionais, cujos registros temporários expedidos aos médicos cooperados, sofreram resistência por parte de alguns farmacêuticos. “Nós tivemos que oficializar junto a estes serviços privados a legalidade deste processo. Esta foi a única questão de destaque que nós tivemos. Nos deparamos com alguns obstáculos, mas vamos tentando resolver”, disse a secretária.
O médico cooperado Victor Benício Horta, ao chegar à Unidade Básica de Saúde da Família, do Belo Horizonte, se propôs a se unir ao processo de trabalho da sua equipe. “Tenho 23 anos de experiência e poderia dar conta do trabalho junto com a equipe. E tratei de dar início às mudanças necessárias como acabar com as filas de espera e organizar as consultas”, conta ele. As decisões tomadas pelo médico cooperado ganharam o respaldo da equipe da unidade. Victor faz questão de frisar, no entanto, que todas as mudanças introduzidas por ele seguiram o protocolo. O médico conta que também estendeu o atendimento para crianças e pré-natal dentro da Estratégia de Saúde da Família. “Antes elas só eram atendidas pelos especialistas: pediatra e ginecologista. Mas com essa mudança pudemos ampliar o atendimento, e a população está muito contente com isso”, disse o Médico.
“Ainda não fizemos uma pesquisa, mas não temos nenhum relato, nem na mídia, nem na nossa ouvidoria, nem em nenhum lugar, de qualquer queixa em relação ao Programa Mais Médicos, muito pelo contrário. Nós só temos relatos positivos, da capacidade de escuta destes profissionais e do fortalecimento do vínculo com a comunidade”, concluiu a secretária, lembrando que nos bairros onde havia a dificuldade de fixar o profissional, hoje há um médico presente.
"
Comentários