21 novembro, 2013
Comentários

14:08 - Prefeitura de Resende inicia informatização dos prontuários médicos nas unidades de saúde

"

Processo começa pelo Posto do Manejo e chegará a todas as unidades

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês a informatização do prontuário dos pacientes da rede pública municipal. De acordo com o titular da pasta, Daniel Brito, o projeto, que está em fase de implantação no Posto do Manejo, tem como objetivo permitir o acesso unificado e imediato aos prontuários, com todas as informações dos pacientes.

- Com o programa E-SUS Prontuário Eletrônico, do Ministério da Saúde, o médico terá acesso ao prontuário completo dos pacientes, com informações de outras consultas e exames médicos, independente da Unidade de Saúde que ele tenha sido atendido – explica o secretário Brito.

O sistema utiliza como base o número de Cartão dos SUS (Sistema Único de Saúde) do paciente, que ao chegar à Unidade de Saúde já tem o cadastro de informações básicas, antes da consulta, e terá agora também todo o procedimento médico, como pedidos e resultados de exames e também a prescrição de medicamentos. Além da agilidade na triagem, os médicos terão em mãos toda a trajetória de atendimentos do paciente.

- O cotidiano do paciente nas Unidades de Saúde ficará neste Prontuário Eletrônico, e quando ele procurar outro local ou médico, as informações já estarão à disposição para que uma nova análise clínica não precise ser iniciada a cada unidade do SUS pela qual passar, o que garante além da agilidade, mais qualidade no atendimento – explica o secretário de Saúde.

Para a implantação deste sistema, o Posto do Manejo ganhou computadores para todos os consultórios médicos, e já foi iniciada na última semana a fase de treinamento dos funcionários e equipes médicas para a operação do prontuário médico eletrônico. A expectativa é que no inicio de dezembro, os pacientes da unidade já passem a ser atendidos por este novo sistema.

De acordo com o secretário Daniel Brito, o processo de informatização dos prontuários médicos seguirá, após o Porto Manejo, para as Policlínicas do Paraíso e Cidade Alegria, e em seguida para todas as Unidades do Programa Saúde da Família. Numa terceira etapa, o trabalho chegará às unidades hospitalares.

- Acredito que num prazo de dois ou três anos, as informações de todos os pacientes que utilizam a Rede Municipal de Saúde já estejam cadastrados neste sistema, conforme sua ida às unidades – comenta Brito.

MARCAÇÃO DE CONSULTAS – A informatização da Rede Municipal de Saúde já é uma realidade no Município, iniciada com através da marcação de consultas nas unidades do Programa Saúde da Família. Através da instalação do programa de gerenciamento de marcação, ocorrida por meio do SISREG (Sistema Nacional de Regulação), do Ministério da Saúde, todas as vagas disponíveis para consultas especializadas nas unidades de referência estão disponíveis no sistema.

- O serviço universaliza as vagas, pois todas ficam à disposição dos pacientes e são feitas nos próprios postos de Saúde, sem a necessidade de deslocamento. Isso tornou mais rápida a realização da consulta com médicos especialistas – destaca o secretário Daniel Brito.

"

Comentários